Conferência Ethos 360o terá atividades gratuitas

Depois das 18 horas, a programação da Conferência Ethos será aberta ao público que poderá acompanhar um debate com prefeitos, uma apresentação musical e uma palestra com o presidente do BNDES.

A Conferência Ethos 360o, este ano, terá um conceito inovador que permitirá a interatividade de seus participantes durante todo o evento. Todas as atividades acontecem em um espaço único, sem salas ou divisórias, fazendo com que o público acompanhe uma ou mais atividades sem ter que se deslocar. O espaço escolhido para receber a Conferência Ethos 360o foi o Golden Hall do WTC, em São Paulo, nos dias 24 e 25 de setembro, que abrigará os participantes sob uma ampla abóbada, na qual as atividades ocorrerão em total integração e conectividade. Importantes nomes nacionais e internacionais já confirmaram presença, como os economistas Pavan Sukhdev e Cameron Hepburn.

Para que o público em geral também possa vivenciar essa interatividade e participar dos debates, o Instituto Ethos decidiu que as atividades depois das 18 horas serão abertas a quem se interessar. É só chegar no Golden Hall: avenida das Nações Unidas, 12.559, WTC, São Paulo – SP.

No dia 24/9, das 18h40 às 20h, os prefeitos de São Paulo e de Palmas/TO, vão participar de um diálogo de prefeitos, com mediação de Oded Grajew, presidente emérito do Instituto Ethos. Os dois dialogarão sobre a sustentabilidade em suas cidades e como elas podem tornar-se mais competitivas ao atrair negócios sustentáveis.

A coordenação da atividade ficará a cargo de Oded Grajew, presidente emérito do Instituto Ethos coordenador geral da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis. A atividade terá o formato de “roda viva” e será realizada no Espaço Sudoeste.

No dia 25/9, das 18h às 18h10, haverá a apresentação da peça musical “Sons para um novo Brasil”, composta por Raul do Valle para 3 tímpanos e 8 trompas, especialmente para a Conferência Ethos 360o.  Estudou com Camargo Guarnieri, compositor erudito brasileiro mais conhecido no mundo, depois de Villa Lobos. Em 1974, tornou-se professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Especializou-se em música eletroacústica, que mistura de sons naturais a sintetizadores e instrumentos eletrônicos. Nesta peça para a Conferência, todavia, Raul do Valle será mais “acústico”. Usará o eco da abóboda do Golden Hall para fazer uma composição que lembre o nascimento da polifonia, no final da Idade Média, e ao mesmo tempo promova nos ouvintes a ideia de que estamos também vivendo um momento especial no país.

Logo em seguida, das 18h30 às 20h, haverá a palestra especial de encerramento da Conferência, que será do prof. Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Nessa palestra, o prof. Coutinho fará uma análise sobre a arquitetura necessária e possível para o desenvolvimento sustentável no Brasil; o papel essencial da indução estatal e aquele do setor produtivo, especialmente no que diz respeito à inovação dos produtos, serviços e modelos de negócios. Também abordará a importância do pensamento de longo prazo, tanto para os governos quanto para as empresas, e as dificuldades para superar o “presentismo conjuntural”. 

Saiba mais: “Negócios para Cidades Sustentáveis” será um dos temas da Conferência Ethos 360º

Compartilhe este artigo