Diretrizes

I - Programa de Indicadores e Metas - Como estamos e onde podemos chegar: a outra São Paulo que queremos
Selecionar e organizar os principais indicadores sobre a qualidade de vida na cidade (para cada subprefeitura), de modo que possam servir de base para partidos políticos, sucessivos governos e sociedade civil se comprometerem com programas e metas para uma São Paulo sustentável e justa. Organizar um banco de dados sobre iniciativas exemplares de sustentabilidade urbana.

II - Acompanhamento cidadão - Rede Nossa São Paulo

Comunicar e disponibilizar permanentemente, com atualização periódica e regular, por meio do site da Rede Nossa São Paulo, a evolução dos indicadores relativos à qualidade de vida em cada subprefeitura da cidade, de forma que possam ser acompanhados sistematicamente por toda a sociedade. Acompanhamento sistemático dos trabalhos da Câmara Municipal. Realizar pesquisas anuais de opinião pública para conhecer e divulgar a percepção da população sobre as várias ações municipais em todas as regiões administrativas da cidade (subprefeituras).

III - Cultura Cidadã

Realizar ações e campanhas visando mudanças no comportamento da população, a revalorização do espaço público, a melhoria da autoestima e o sentimento de pertencimento a uma cidade que é de todos e que deve ser cuidada por todos (programas de comunicação; propostas para S.P.; campanhas educativas e ações participativas).

IV - Parcerias

Promover parcerias entre empresas, organizações não-governamentais, subprefeituras e secretarias municipais para implementar as ações e campanhas da Cultura Cidadã e também para incentivar programas sociais mais urgentes (ampliação das creches e outros serviços públicos que poderão contar com novos apoios para eliminar seus déficits). Realizar parcerias com os meios de comunicação para ampliar a divulgação do acompanhamento dos indicadores e metas e para contribuir com as campanhas educativas e as ações participativas.

V - Ampliação das redes/mobilização social

Incentivar permanentemente a incorporação de novas lideranças, empresas e organizações sociais no Rede. Constituir fóruns nas regiões de todas as subprefeituras de SP. Manter e alimentar o portal "Nossa São Paulo" como meio de comunicação principal da Rede.

VI - Exemplaridade

Apoiar a constituição de novas redes em outras cidades e regiões do Brasil;

VII - Infraestrutura

Fóruns, Grupos de Trabalho, Redes sociais; Colegiado de Apoio: aos Fóruns, GTs e Redes, manutenção e alimentação permanente do portal "Nossa São Paulo".