9º Desafio Intermodal: Qual meio de transporte é mais eficiente nas cidades?

Onze pessoas participarãodo 9º Desafio Intermodal que será realizado dia 18 de setembro, em São Paulo, às 17h00. O Instituto CicloBR de Fomento à Mobilidade Sustentável organiza o Desafio, que faz parte dos eventos do Dia Mundial sem Carro.

Utilizando diferentes modais, como carro, moto, bicicletas,cadeira de rodas, além de pessoas integrando os transportes públicos como ônibus, metrô e trem. Esses 11 desafiantes serão testados pelo tempo gasto para se chegar ao destino final e o custo que cada um gera. Ou seja, não basta chegar em primeiro lugar,pois os impactos ambientais também serão analisados.

Entre os participante já estão confirmadas as presenças do Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad e do Secretário de Transportes, Jilmar Tatto. Tatto fará o trajeto pedalando e o Prefeito deve ir até a Prefeitura de ônibus.

O Desafio Intermodal pretende mostrar as diversas possibilidades de se locomovernos centros urbanos, a eficiência sustentável de cada deslocamento, além de analisar o desempenho do transporte público ano a ano.

Em 2013, o ciclista fez o trajeto de 10km em 23 minutos sem poluir a cidade e sem gastos. Apenas o motociclista fez tempo mais rápido, com 19 minutos. O motorista de carro, gastou 67 minutos para chegar até o centro. O pedestre corredor chegou seis minutos antes que o motorista do carro.

Durante os anos, é possível perceber que a bicicleta é um modal eficiente e que o carro continua levando mais tempo que uma pessoa correndo. E o transporte coletivo começa a evoluir com a abertura de novas linhas e estações de metrô.

A saída do Desafio acontece na Praça General Gentil Falcão, altura do número 1.000 da avenida Eng. Luis Carlos Berrini (ver mapa), às 18h00 em ponto. Os participantes convidados pelo CicloBR deverão chegar ao edifício da Prefeitura do Município de São Paulo, localizado no Viaduto do Chá, na região central com o seu modal.

A rede de artigos esportivos Decathlon é apoiadora do evento pelo segundo ano consecutivo.

As Regras

O tempo computado será o deslocamento completo da pessoa e não do modal. Portanto, levaremos em conta o tempo que a pessoa leva até o modal e o tempo que ele perderá para estacionar o veículo.

No deslocamento deverão ser respeitadas todas as regras de trânsito, os pedestres terão que atravessar na faixa, a não ser que ela esteja a mais de 50 metros. Nesse caso, segundo o art. 69 do CTB, ele poderá atravessar no local que considerar mais seguro.

O pedestre corredor terá que correr na calçada, caso isso não seja possível, será tolerado que ele use a rua. Todos os participantes estarão uniformizados.

Relação dos modais avaliados:

1.Pedestre caminhando

2.Pedestre correndo

3.Ciclista por vias rápidas

4.Ciclista por vias calmas

5.Ciclista + Metrô com bicicleta dobrável

6.Motociclista

7.Automóvel

8.Ônibus

9.Trem + Metrô

               10.Cadeirante + Transporte Coletivo

               11.Skate

Programação do Desafio

17h00 – Início da Concentração na Praça Gal Gentil Falcão e atendimento a imprensa.

17h45 – Alinhamento dos participantes e explicação das regras do desafio

18h00 – Será realizado um contato telefônico com um representante da organização do desafio, na Prefeitura, e ele dá a largada pelo viva-voz do celular.

Nesse momento as pessoas se dirigem até o seu modal e cada um faz o trajeto que achar mais conveniente.

18h25 – Previsão de chegada dos primeiros participantes em frente à Prefeitura de São Paulo

20h00 – Previsão de chegada do último participante

Serviço: 9º Desafio Intermodal

18 de setembro de 2013 (quinta-feira)às 17h00

Partida: Praça General Gentil Falcão – Brooklin (Altura do número 1.000 da avenida Eng. Luis Carlos Berrini) (ver mapa)

Chegada: Edifício da Prefeitura de São Paulo ao lado do Viaduto do Chá, no Centro.

Promovido pelo Instituto CicloBR

Compartilhe este artigo