Alckmin agora adia conclusão da linha 5 para 2018

Por FELIPE SOUZA – Folha de S. Paulo

Após sucessivos atrasos, a segunda etapa da linha 5-lilás do metrô teve sua conclusão postergada para 2018, no fim do atual mandato do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

A entrega da obra, que ligará as estações Adolfo Pinheiro e Chácara Klabin, na linha 2-verde, já foi prometida para 2014, para 2016 e, em seguida, 2017.

Nesta segunda (30), porém, Alckmin revelou que a última estação, Campo Belo, só ficará pronta no primeiro semestre de 2018. "É a questão de meio ambiente, desapropriações e interferências", justificou.

A entrega será fatiada –as primeiras três estações serão Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, dentro de até dois anos.

De acordo com Alckmin, 5.700 pessoas trabalham na expansão da linha –que, quando estiver pronta, deve atender 780 mil passageiros por dia.

Outras obras do metrô enfrentam atrasos.

As estações Vila Sônia e Morumbi da linha 4 também foram adiadas por mais um ano, ficando prontas somente no final do mandato de Alckmin.

O governo culpou problemas com as empresas responsáveis pela obra.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse que haverá rescisão do contrato se elas não forem retomadas em abril.

O monotrilho da linha 15-prata atrasou depois da descoberta de galerias de água na área de algumas estações, que dificultam perfurações.

Matéria publicada originalmente na Folha de S. Paulo.

 

Compartilhe este artigo