De Olho nas Metas é apresentando em Conferência sobre Dados Abertos

A Rede Nossa São Paulo participou, juntamente com outras organizações da América Latina e do Caribe, do encontro do Fundo Acelerador de Inovações Cívicas, promovido pela Avina Américas, no dia 29/09 durante o dia, no México.

À noite, na abertura da AbreLatam, Clara Meyer Cabral, coordenadora de indicadores do Programa Cidades Sustentáveis e da Rede Nossa São Paulo, apresentou o sistema De Olho nas Metas, que será lançado no Brasil até 2015.

O encontro foi realizado paralelamente a II Conferência Regional de Dados Abertos na América Latina e no Caribe (ConDatos), que de forma descentralizada e horizontal, contou com diferentes atividades durante os dias 29, 30/09, 01 e 02/10.

No dia 30/09, anterior a Conferência, Clara e outros especialistas, acadêmicos e representantes governamentais, se reuniram para discutir questões como transparência, participação cidadã e dados abertos.

E durante os dias 01 e 02/10 teve início a conferência com inúmeros painéis, palestras e oficinas simultâneas. (Clique aqui e veja a programação).

Sobre o sistema De Olho nas Metas

Criado por iniciativa da sociedade civil, o sistema De Olho nas Metas ajudará cidadãos e organizações a acompanhar e monitorar o cumprimento de metas da prefeitura de São Paulo.

O De Olho nas Metas oferecerá uma série de ferramentas para telefonia móvel e mídias sociais criadas especialmente para facilitar o acesso à informação, divulgar o que foi prometido para cada região, e ajudar os conselheiros participativos, as organizações e os cidadãos interessados a garantir que as metas sejam implementadas.

A iniciativa também auxiliará o governo municipal a colocar em prática projetos que realmente atendam os anseios da população e a avaliar o desempenho das empresas contratas pelo poder público.

O sistema De Olho nas Metas é uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo, em parceria com a Avina Américas e o Centro de Mídias Cívicas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT Center for Civic Media).

Sobre o Fundo Acelerador de Inovações Cívicas

O Fundo Acelerador de Inovações Cívicas visa reduzir a brecha entre os movimentos cívicos e a tecnologia, identificando e apoiando, de maneira integral, a implementação de inovações tecnológicas que impulsionem estratégias coletivas de transformação social, responsabilidade (accountability) e transparência, principalmente em áreas urbanas da América Latina.

Sobre a da II Conferência Regional de Dados Abertos na América Latina e no Caribe

A ConDatos é o evento mais importante sobre Dados Abertos da América Latina e do Caribe. A edição de 2014 foi realizada no México durante os dias 01 e 02 de outubro e contou com a presença de especialistas acadêmicos, representantes governamentais, empresas e organizações da sociedade civil para que conversem entre si sobre como atuar em práticas, mesas redondas e oficinas sobre dados abertos em diversas temáticas.

Compartilhe este artigo