Debate: Gestão de Projetos Sociais no Território

O Senac Francisco Matarazzo realiza, em 30 de novembro, o debate Gestão de Projetos Sociais no Território. A ideia é promover um diálogo sobre as desigualdades socioterritoriais com diversos especialistas sobre o tema.

Nos últimos anos, as cidades ganharam novas centralidades, não somente nos debates, mas também nas políticas, programas e projetos sociais. Destacam-se, por exemplo, o Estatuto da Cidade e os planos diretores participativos; a Política Nacional de Assistência Social, que instituiu um Sistema Único de Assistência Social (Suas) e que apresenta como um dos seus pilares a territorialização de demandas e ofertas socioassistenciais; e o Terceiro Setor, em que se destacam as tradicionais formas de filantropia, assim como as inovações de gestão do campo social, as práticas empresariais de responsabilidade social e de investimento social privado.

Embora se reconheçam avanços, a lógica da desigualdade persiste e se reproduz nos territórios concretos das cidades. Um país de dimensão continental como o Brasil, marcado pelas desigualdades sociais e, ao mesmo tempo, apresentando diversidades socioculturais importantes, tem exigido respostas de gestão social igualmente diversas e não homogeneizadoras.

O encontro tem participação gratuita e será realizado no Salão Nobre da Sede do Senac São Paulo. 

Confira a programação completa:

13h30 às 14 horas – Recepção dos Participantes

14 horas às 14h10 – Abertura – Roberto Galassi Amaral

14h10 às 14h30 – Apresentação dinâmica: Setor 3 – Susana Sarmiento

14h30 às 16 horas – Painel 1: Do Chão para a Gestão 

A atividade buscará dialogar sobre a lógica institucional que tem marcado os processos de gestão das políticas sociais brasileiras, normalmente de costas para as desigualdades socioeconômicas e diversidades socioculturais presentes nas cidades e seus territórios. Quais caminhos metodológicos poderiam ser construídos na perspectiva de inversão desta lógica de gestão? Que perspectivas de gestão as métricas e cartografias sociais apresentam? 

Convidada: Dirce Koga

Mediadores:  Roberto Galassi Amaral e Pedro Pontual

16 às 17 horas – Painel 2: A Ação Social no Território – a contribuição do Mapa da Desigualdade da cidade de São Paulo 

O painel tem por objetivo apresentar as informações mais significativas do Mapa da Desigualdade da cidade de São Paulo, buscando mostrar como este instrumento criado pela Rede Nossa São Paulo pode contribuir para uma melhor qualificação das ações sociais nos territórios e para empoderar os atores da sociedade civil para a prática do controle social das políticas públicas.

Convidado: Américo Sampaio, gestor de projetos da Rede Nossa São Paulo

Mediadores:  Roberto Galassi Amaral e Pedro Pontual

17 horas às 17h30 – Fechamento – Roberto Galassi Amaral e Pedro Pontual

Serviço: 
Salão Nobre – Senac São Paulo
Rua Dr. Vila Nova, 228
São Paulo – SP
Data e Horário: 30/11/2017, das 13h30 às 17h30

Público-alvo: Profissionais que atuam em organizações da sociedade civil e demais pessoas interessadas.

Inscreva-se para o evento.

Conheça também os cursos de pós-graduação em Gestão de Projetos Sociais no Território e Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade, além da extensão universitária Articulação de Projetos Sociais nas Empresas, oferecidos pela unidade. 

Matéria publicada no portal do Senac São Paulo
 

Compartilhe este artigo