Dilma afirma que Brasil está determinado e comprometido com ODS

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A presidente Dilma Rousseff, afirmou este domingo que o Brasil está determinado e comprometido em implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.

Em entrevista exclusiva à Rádio ONU, logo depois do discurso na Cúpula sobre o Desenvolvimento Sustentável na Assembleia Geral, Rousseff afimou que o foco do pronunciamento foi o meio ambiente.

Desmatamento Ilegal

"Foi sobre o nosso comprometimento para que se mantenha o limite de 2º C no aumento da temperatura. Para isso, nós temos algumas metas que eu considero extremamente relevantes, (por exemplo) o fim do desmatamento ilegal até 2030. O que for possível fazer antes nós faremos antes."

A presidente brasileira disse que o país deu duas grandes contribuições para a nova Agenda 2030. A primeira é em relação ao clima.

Efeito Estufa

Segundo ela, o Brasil se compromete a reduzir em 43% as emissões dos gases que causam o efeito estufa em 15 anos tendo como base os índices de 2005. E a outra contribuição é o "Fome Zero".

"Somos o país que criou o Fome Zero, que saiu do mapa da fome e que tem uma retrospectiva muito importante: tiramos mais de 36 milhões de pessoas da extrema pobreza, demos acesso a políticas habitacionais, demos acesso à educação e à saúde.

Dilma Roussef disse ainda que o governo vai ter uma política ampla na captura de carbono na atmosfera. A meta, é expandir a área de florestas em 12 milhões de hectares.

Dilma citou ainda que quase metade da matriz energética brasileira é de fonte renovável, em comparação ao índice mundial que é de 13%. Ela disse que o objetivo é manter esse patamar mesmo com o crescimento do país.

Leia Mais:

Entrevista: Dilma Rousseff

Discurso: Dilma Rousseff, Brasil

Discurso da presidenta da República, Dilma Roussef, durante Sessão Plenária da Conferência das Nações Unidas para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 – Nova Iorque/EUA

Discurso da presidenta da República, Dilma Roussef, durante Encontro de líderes globais sobre igualdade de gênero e empoderamento das mulheres: um compromisso para a ação – Nova Iorque/EUA

Compartilhe este artigo