Doria adotará estatísticas de mortes e acidentes no trânsito feitas pelo governo de SP

Programa Infosiga, lançado no ano passado, mapeia acidentes no estado e será a referência na capital; até agora, dados considerados eram os da CET.

Por Márcio Pinho, G1 São Paulo

A gestão João Doria vai passar a adotar na capital as estatísticas de acidentes e mortes no trânsito realizadas pelo projeto Infosiga SP, do governo de São Paulo, segundo o secretário municipal de Transportes, Sérgio Avelleda. Os números serão a referência para os trabalhos de segurança no trânsito em substituição aos apurados atualmente pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

O Infosiga SP mapeia desde o ano passado os acidentes nos 645 municípios paulistas e traz dados sobre o perfil do acidente, da vítima e a localização geográfica de onde o fato ocorreu. Ainda não há data para a unificação dos dados.

O entendimento da Prefeitura é que o Infosiga já realiza um trabalho amplo de contabilizar as ocorrências. A apuração é feita com base em diferentes fontes, mas principalmente por meio dos boletins de ocorrência feitos pela Polícia Civil, considerando a data do falecimento da vítima, e não a do acidente. Assim, são registrados casos de vítimas que foram hospitalizadas.

Já os dados coletados pela CET nas ruas são classificados pela Prefeitura como “operacionais”, o que significa que depois é feita uma revisão a partir de diferentes fontes para saber o que aconteceu com as vítimas, trabalho também já feito pelo Infosiga.

Diferença

A contabilização dos acidentes e mortes tem provocado controvérsias nos últimos anos. O Infosiga SP, por exemplo, contou 127 mortos a mais na capital paulista em 2015 do que a que a Prefeitura de São Paulo na gestão Fernando Haddad (PT). Segundo o Infosiga, foram 1.119 mortes na capital, contra 992 contadas pela Prefeitura.

Neste ano, as atenções para as estatísticas de acidentes e mortes serão redobradas em razão da decisão do prefeito João Doria de aumentar os limites de velocidade nas marginais para 90 km/h, 70 km/h e 60 km/h nas pistas expressa, central e local, respectivamente. A medida, uma promessa de campanha de Doria, divide opiniões na capital.

Por meio de nota, a CET informou que vai continuar usando a mesma metodologia e que os dados coletados por ela serão divulgados no site após conclusão de balanço anual.

Programa

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, que realiza o Infosiga, tem como objetivo reduzir pela metade as mortes nos acidentes de trânsito no estado de São Paulo até 2020. O programa nasceu inspirado na Década de Ação Pela Segurança Viária, período de 2011 a 2020 estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para chamar atenção para a questão da violência no trânsito.

O Infosiga é um trabalho conjunto de nove secretarias e conta com o patrocínio de nove empresas, entre elas a gigante do setor de cervejas Ambev.

Segundo a gestão João Doria, a Prefeitura poderá disponibilizar pessoal para apoiar os trabalhos de contagem caso o Infosiga considere necessário. 

Matéria publicada no portal G1.

 

Compartilhe este artigo