Enchentes, transporte e cultura são principais demandas em São Miguel Paulista

Por Câmara Municipal de São Paulo.

A subprefeitura de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, recebeu mais de 500 pessoas neste sábado (14/3) para participar da segunda sessão do projeto ‘Câmara no Seu Bairro’ – ação promovida pelo legislativo paulistano com o objetivo de aproximar os vereadores dos cidadãos. Entre as principais reivindicações apresentadas pela população local, destacaram-se a necessidade de ações para resolver as enchentes, melhoria no sistema de transporte público da região e ações para promover a cultura nos bairros.

O morador do Jardim Helena Calil Robson de Mello afirmou que a região está abandonada e as enchentes são recorrentes. “Nessa época do ano as pessoas precisam até mesmo deixar suas casas de tanta água que invade as residências”, contou. No Jardim Romano, a professora Lucivan Soarez Diniz relata que nem precisa chover muito para a rua ficar alagada. “Não pavimentaram algumas ruas e andamos na lama e na água”, declarou.

O conselheiro tutelar Silvio Fernando Lopes falou sobre a necessidade da conclusão da canalização do Córrego Una. “A obra começou e até hoje não terminaram. Tem muitas pessoas que moram na beira do córrego e sofrem com as enchentes”, pediu,

Ele também falou da necessidade de ações para melhorar a mobilidade urbana em São Miguel Paulista. “É preciso fazer uma ligação entre algumas avenidas para desafogar o centro da região”, sugeriu Lopes.

Para o presidente da Associação Nacional de Preservação da Via Férrea, Eber João de Moura, o investimento em transporte sobre trilhos seria uma opção. “As ferrovias foram abandonadas e elas seriam o progresso”, afirmou. O bibliotecário André Felipe Meira reclamou que os corredores de ônibus não foram feitos. “Tinha um projeto para ser feito na avenida Celso Garcia, mas parece que virou lenda. É preciso fazer políticas públicas para melhorar o tráfego na região”, falou o jornalista Gilberto Travesso.

A falta de opções culturais geraram uma série de reivindicações da população. Durante as declarações, as pessoas pediram que a Câmara apresente mais emendas ao orçamento pedindo investimento nessa área. “Já até existe um projeto e um terreno para a criação de um Centro Cultural em São Miguel e até agora ninguém fez nada. Precisamos de opções de lazer aqui”, sinalizou.

O subprefeito de São Miguel Paulista Adalberto Dias de Souza acredita que o projeto vai melhorar a relação da subprefeitura com os parlamentares. “Vai ajudar nosso diálogo com os vereadores”, afirmou.

O presidente da Câmara de São Paulo, vereador Donato (PT), aprovou a sessão realizada em São Miguel Paulista. “Gostaria de agradecer a todos que vieram aqui e aos vereadores. Até mesmo os que não têm base aqui compareceram”, declarou. “É essa a ideia do projeto Câmara do Seu Bairro, estar presente o tempo todo com a população”, disse.

Matéria publicada originalmente no portal da Câmara Municipal de São Paulo.

 

Compartilhe este artigo