Especialistas discutem poluição sonora e criação do mapa do ruído

DA REDAÇÃO – Câmara Municipal de São Paulo

O enfrentamento da poluição sonora na cidade de São Paulo foi discutido por especialistas e representantes da sociedade civil na 3ª Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora, realizada nesta quinta-feira (28/4) na Câmara Municipal.

O debate aconteceu no contexto dos impactos da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo – Lei de Zoneamento – e da expectativa de aprovação do Projeto de Lei (PL) 75/2013, que dispõe sobre o Mapa do Ruído Urbano, que pretende fixar metas e prazos para redução de barulho na cidade.

De acordo com o vereador Andrea Matarazzo (PSD), autor do PL junto com vereador Aurélio Nomura (PSDB), a identificação dos ruídos emitidos é uma importante ferramenta de gerenciamento de soluções. “A expectativa é de criar um mapa de ruído, assim como o da cidade de Fortaleza, para definir na cidade quais são as zonas de maior ruído, de menor ruído, o que é autorizado e o que não é. Até para que o cidadão saiba o que é permitido e para o poder publico controlar melhor essa questão”, afirmou.

Para o presidente da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica), Edison Claro de Morais, o mapeamento é um dos desafios da cidade na busca de diminuição da perturbação sonora. “Precisamos conhecer a cidade do ponto de vista do barulho. Então, o nosso desafio e sensibilizar a população e as autoridades da importância de termos este mapa de ruído para conhecermos a cidade, e com isso traçar o norte das ações“, disse.

Foram debatidos na conferencia os temas “Educação, saúde e poluição sonora”, “Mobilidade, ruído e vibração”, “Construção Civil e Código de Obras” e “Fontes de Ruído: perturbações que impactam a população”.

“A poluição sonora é um grande desafio no mundo, a cada dia os estudos científicos mostram como ela prejudica o bem estar das pessoas. Discussões como estas são importantes, pois o país tem negligenciado o tema de poluição sonora e acho que isso tem a ver com o bem estar e com a privação do direito à qualidade de vida das pessoas”, ressaltou o ex-secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Fábio Feldmann.

A fonoaudióloga e doutora em Saúde Publica, Ana Claudia Fiorini, fez um alerta para que a população fique atenta aos efeitos da poluição sonora e busque seus direitos.

“Os feitos auditivos são superconhecidos pela população, mas o que é desconhecido são os efeitos não auditivos. São sinais e sintomas que as pessoas não associam a exposição ao ruído, como por exemplo, a irritabilidade, o estresse, distúrbios e alterações de sono, distúrbios circulatórios e gastrointestinais. Temos vários estudos que abordam a importância dos efeitos não auditivos, que são justamente o que a população mais sente. A campanha que fazemos é de emponderar a população para que conheçam exatamente os malefícios da poluição sonora e assim lutar pelos seus direitos”, disse a fonoaudiólogas.

A 3ª Conferencia teve o apoio suprapartidário dos vereadores Ari Friedenbach (PHS), Aurélio Nomura (PSDB), Gilberto Natalini (PV), Paulo Frange (PTB), Ricardo Young (Rede).

Matéria publicada originalmente no portal da Câmara Municipal de São Paulo.
 

Compartilhe este artigo