Grupo repinta ciclovia do centro de SP coberta com asfalto pela prefeitura

LAÍS OLIVEIRA E FABIO PAGOTTO, DO "AGORA"

Um grupo refez, na madrugada do último sábado (3), 140 metros de ciclovia que haviam sido removidos da rua Silva Pinto, entre as ruas Aimorés e Anhaia, no Bom Retiro, centro de São Paulo. O trecho remarcado havia sido coberto por asfalto havia cerca de 15 dias.

A ciclovia foi repintada utilizando tinta e moldes para formar, no chão, círculos com a figura de uma bicicleta vermelha dentro e setas para indicar o sentido de tráfego.

O cicloativista Daniel Guth, diretor de participação da ONG Ciclocidade, disse não saber quem fez a repintura. "Não sei quem participou da ação, mas imagino que tenham sido ciclistas locais que usam o trecho", disse. "É uma atuação voluntária de pessoas para garantir a segurança mínima de segurança para quem circula de bicicleta no local", falou.

"Remover ciclovia é retrocesso. A sociedade não foi comunicada, não teve diálogo, como o prefeito prometeu", disse Guth, em menção ao prefeito João Doria (PSDB).

Em maio, outra ciclovia que havia sido coberta por asfalto pela prefeitura foi repintada, nas ruas Doutor Fausto de Almeida Prado Penteado e Amarilis, no bairro do Morumbi (zona oeste).

A gestão Doria diz que o trecho da rua Silva Pinto que indicava via exclusiva para ciclistas foi apagada por conta de obras na rua.

"A Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais informa que a fresagem do asfalto acontece devido à instalação de rede de fibra ótica. A pintura será realizada novamente pela empresa privada responsável pelo serviço e será acompanhada pra Companhia de Engenharia de Tráfego", diz, em nota. 

Matéria publicada na Folha de S. Paulo.

 

Compartilhe este artigo