Homicídios caem, e estupros têm alta pelo 5º mês seguido em SP

Roubos também diminuem na série histórica de fevereiro

Folha de S. Paulo

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo divulgou na sexta-feira (23) os dados referentes a criminalidade em fevereiro de 2018.

Na série histórica, quase todos os indicadores diminuíram em relação a fevereiro de 2017. Todas as modalidades de roubos (em geral, a banco, de veículo e de carga) tiveram menos ocorrências, bem como homicídios e latrocínios. 

O número de estupros, no entanto, registrou a quinta alta seguida neste mês. A incidência desse crime tem crescido de um ano para o outro desde outubro de 2017. 

Os 999 casos desse tipo em fevereiro deste ano também representam um aumento de 25,82% em relação ao mesmo mês no ano passado, quando houve 794 ocorrências. 

As 237 vítimas de homicídios dolosos, por sua vez, representam o menor número da série histórica de fevereiro, cujo início é 2001.

É também a oitava queda seguida do registro de ocorrências desse crime de um mês para o outro, e uma redução de 21,15% em relação a 2017, quando 312 mortes foram registradas no estado.

Os flagrantes de tráfico de drogas também foram exceção nos dados apresentados pela secretário Mágino Alves Barbosa Filho. As 4.321 ocorrências em 2018 configuram o maior registro da série histórica e também um aumento de 15,78% comparando com fevereiro do ano passado.

Matéria publicada na Folha de S. Paulo

 

Compartilhe este artigo