I Conferência Internacional Cidades Sustentáveis será realizada em abril de 2015

Promovido pelo Programa Cidades Sustentáveis, evento ocorrerá em Brasília e terá como foco o debate de “Políticas Públicas Inovadoras”.

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

Nos dias 7 e 8 de abril de 2015, o Programa Cidades Sustentáveis realizará a I Conferência Internacional Cidades Sustentáveis – Políticas Públicas Inovadoras. Marcado para o Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, o evento ocorrerá junto com o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.

Inicialmente, a conferência estava prevista para ocorrer no início de maio. No entanto, os promotores das duas iniciativas – Programa Cidades Sustentáveis e Frente Nacional de Prefeitos – decidiram estabelecer uma parceria, tendo em vista os objetivos pretendidos, entre os quais se destaca a promoção de políticas públicas inovadoras sustentáveis no Brasil.

A I Conferência Internacional Cidades Sustentáveis – Políticas Públicas Inovadoras contará com a participação de prefeitos de vários municípios brasileiros e de outros países. Estes convidados apresentarão experiências concretas e de excelência de gestão pública sustentável em diversas áreas, entre as quais saúde, educação, mobilidade, segurança, resíduos e governança.  

As experiências bem sucedidas, que podem servir como referências para o planejamento e a gestão das administrações municipais, integram o Banco de Boas Práticas do Programa Cidades Sustentáveis.

O público alvo da conferência são gestores públicos, lideranças sociais e empresariais, pesquisadores, acadêmicos e jornalistas.

Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável

Realizado pela primeira vez em 2012, o Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) é promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

Um dos resultados do I EMDS foi a elaboração da "Carta dos Municípios Brasileiros pelo Desenvolvimento Sustentável", entregue ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki Moon. O documento defende maior participação dos municípios na implementação de políticas públicas para promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental no Brasil.

A abertura das duas primeiras edições do EMDS contou com a presença do(a) presidente da República.

Sobre o Programa Cidades Sustentáveis

O Programa Cidades Sustentáveis (PCS) tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável, buscando melhorar a qualidade de vida e o bem-estar para toda a sociedade.

Para isso, o programa oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais, como referências a serem perseguidas pelos municípios.

Sobre a Frente Nacional de Prefeitos

Composta atualmente por 250 municípios filiados – entre os quais 26 capitais estaduais –, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) é uma organização suprapartidária dirigida exclusivamente por prefeitos e prefeitas em efetivo exercício de mandatos.

Compartilhe este artigo