Licitação reduzirá para 9,9% o lucro das empresas de ônibus

Nova concessão terá vigência de 20 anos, renovável por mais 20, e prevê mudanças em alguns itinerários da frota.

Por Redação – jornal Destak São Paulo

A prefeitura publicou ontem em Diário Oficial informações sobre a nova licitação do transporte municipal, que inclui ônibus e microônibus, as chamadas lotações. O edital completo com as novas atribuições das empresas que desejam operar no sistema tem previsão de ser publicado hoje.

Estudos produzidos a pedido da prefeitura indicam que haverá queda de 15% para 9,90% no lucro das empresas. "Da taxa de retorno como teto está de bom tamanho, por tudo que estudamos nos últimos dois anos. É menor do que se paga hoje? É, e por isso estamos fazendo a licitação", disse o prefeito Fernando Haddad (PT).

A prefeitura estima gastar anualmente R$ 7 bilhões anuais com pagamentos do subsídio que repassa às empresas para cobrir a diferença entre as tarifas com desconto e o preço cheio.

A nova licitação valerá por 20 anos, podendo ser renovada por mais 20. O valor total projetado pela gestão com o subsídio durante a vigência do novo acordo chega a R$ 140 bilhões.

Com a nova regulamentação, o serviço passará a ser dividido em linhas estruturais, regionais e locais, conforme a distância a ser percorrida. As linhas estruturais serão responsáveis por trafegar nas grandes avenidas da cidade, além de levar os passageiros da periferia até o centro.

A operação regional também será responsável por fazer as ligações de ramais até a região central, porém deve passar por ruas com menor movimento. Já a frota que percorrer somente entre os bairros será chamada de local.

A prefeitura irá diminuir em quase dois mil ônibus a quantidade total da frota, mas informou que irá aumentar em 17% a quantidade de viagens. Na prática, o aumento de viagens deverá acontecer pela redução no itinerário de algumas linhas.

Na capital há linhas que ligam um extremo ao outro da cidade, como a 477P- Ipiranga – Rio Pequeno, que da avenida Inhaíba, na zona sul, até a rua José Vicente da Cruz, na zona oeste, percorre mais de 30 km e leva mais de 3h30 no trajeto de ida e volta.

Confira as informações sobre a licitação divulgadas no portal da Prefeitura de São Paulo

Matéria publicada originalmente no jornal Destak São Paulo.

 

Compartilhe este artigo