Maioria diz que Alckmin omite dados de estiagem

71% na capital paulista acham que governo divulga só o que lhe interessa. Sabesp afirma que número de reclamações da população sobre falta de água em São Paulo vem diminuindo.

Por Folha de S. Paulo.

A maioria da população diz acreditar que o governo Geraldo Alckmin (PSDB) omite informações sobre a crise hídrica em São Paulo.

Segundo pesquisa Datafolha, 64% dos entrevistados no Estado e 71% na capital afirmam que o governo tem fornecido somente os dados que interessam à gestão.

Outros 30% no Estado e 23% na capital paulista avaliam que são fornecidas todas as informações disponíveis — e 6% e 5%, respectivamente, não opinaram.

No Estado, mais da metade das pessoas (56%) que pretendem votar para que Alckmin continue no governo considera que o Estado não divulga todos os dados.

Entre os mais escolarizados, esse índice sobe para 75%. O percentual é de 71% entre os que ganham mais de 10 salários mínimos.

Já entre os menos escolarizados aumenta a confiança na transparência do governo. Nesse grupo, 49% acreditam que o governo Alckmin se limita a fornecer informações convenientes.

RECLAMAÇÕES

Apesar do aumento do número de pessoas que dizem sofrer com falta de água, a Sabesp, companhia do governo paulista que abastece 63% da população do Estado, afirma que as reclamações relacionadas ao problema em São Paulo vêm diminuindo.

De acordo com os dados da empresa estatal, as queixas caíram de 39,4 mil em maio para 31 mil em junho, uma redução de 21%.

Se a comparação for feita em relação a junho do ano passado, a queda foi de 6%, segundo a companhia.

Matéria públicada originalmente na Folha de S. Paulo.

Leia também:

Carta aberta pede maior transparência na gestão da água em São Paulo

Sabesp responde à Rede Nossa São Paulo cartas sobre a crise da água

Compartilhe este artigo