Mapeamento inédito mostra explosão de ONGs em prol de pedestre pós-2013

RODRIGO RUSSO – FOLHA DE S. PAULO

Embora se locomover a pé pelas cidades seja uma prática corriqueira e antiga, ações organizadas por melhorias para os pedestres são algo muito recente no país: cerca de 80% das organizações que atuam em prol da mobilidade a pé no país foram criadas nos últimos três anos, a partir de 2013.

Essa é uma das principais conclusões da pesquisa Como Anda, conduzida pelas ONGs Cidade Ativa e Corrida Amiga, com apoio do Instituto Clima e Sociedade. O primeiro mapeamento dedicado ao assunto identificou 128 associações que promovem atividades ligadas aos pedestres em 18 Estados, além do Distrito Federal.

"Nós queremos conectar as organizações, esse é um movimento muito recente, muito jovem. Está na hora de a sociedade entender que a pé também é uma forma de transporte", observa Andrew Oliveira, integrante da Corrida Amiga.

Os protestos de junho de 2013, iniciados a partir de um aumento nas tarifas do transporte público, são uma das razões apontadas pelos pesquisadores para o salto no total de organizações dedicadas ao tema.

"Junho de 2013 alavancou muitos grupos coletivos para a discussão sobre mobilidade urbana. É, sem dúvida, uma das possíveis causas, mas também destacamos a criação da Política Nacional de Mobilidade Urbana, em 2012", afirma Raffaela Basile, da Cidade Ativa.

O Sudeste concentra o maior número de iniciativas ligadas à mobilidade a pé: 88, ou 69% do total. Em seguida vem o Sul, com 15 (12%), e o Nordeste, com 11 (9%). Centro-Oeste e Norte são as regiões com menor número de associações: 9 (7%) e 3 (2%), respectivamente.

Oito Estados não têm registros de iniciativas: Acre, Amapá, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins. A cidade de São Paulo, com 70 associações, lidera com folga o ranking de ações em prol dos pedestres. O Rio de Janeiro, em comparação, tem apenas cinco ações registradas nessa área.

Para Silvia Stuchi Cruz, da Corrida Amiga, esse é um resultado curioso. "Esperávamos encontrar mais organizações no Rio. Este dado foi uma surpresa para nós.Talvez se explique pelo fato de as condições das calçadas do Rio não serem tão ruins. A mobilidade a pé está muito ligada a esse problema."

Plataforma on-line, que pode ser acessada em comoanda.org.br, a Como Anda tem três desejos adicionais: "Queremos ser a biblioteca sobre mobilidade a pé, funcionar como vitrine das associações e construir pontes entre elas", afirma Cruz.

Um exemplo mencionado pelos pesquisadores é a troca de informações entre o Carona a Pé, que forma grupos para fazer o trajeto das casas de crianças até o colégio Equipe, em São Paulo, e o A Pezito, projeto similar em Porto Alegre.

O projeto Como Anda já colhe os primeiros frutos: no início de outubro, os resultados da pesquisa serão apresentados internacionalmente na Walk21 –a maior conferência do mundo sobre pedestres, em Hong Kong.

Matéria publicada na Folha de S. Paulo.
 

Compartilhe este artigo