Nome de rua e festas ainda são prioridades na Câmara de São Paulo

Por jornal Metro

A Câmara Municipal retomou os trabalhos ontem após o recesso de meio de ano. Se repetir neste semestre o desempenho do passado, o Legislativo seguirá dependendo das iniciativas do Executivo para votar projetos relevantes.

Balanço da Casa aponta que, de 118 textos aprovados e transformados em leis entre janeiro e 23 de julho, 73 (61,8%) tratavam de iniciativas para denominação de ruas e  praças e de inclusão de datas festivas no calendário oficial.

Entre os destaques das novas comemorações estão: a “semana do vizinho alerta”, o Dia do Marco da Paz, as festas do Boi  Itá Odé e de Tebas, a Conferência dos Vencedores  e a inclusão dos dias dos pais e das mães nas datas oficiais da capital.

Felizmente, nem tudo é festa ou “batismo”. Há na lista iniciativas que realmente podem melhorar o “funcionamento” da cidade.  Os mais relevantes são a oferta de alimentos orgânicos na merenda escolar, a instalação de monitores de informação nos ônibus, a desburocratização do processo de podas de árvores e regulamentação da contratação de profissionais de arquitetura e engenharia para projetos básicos de obras.

A presidência da Casa  ainda destaca a multa para o desperdício de água e a  regulamentação do transporte de animais nos ônibus.

Corporativismo

Gilberto de Palma, diretor do Ágora em Defesa do Eleitor e membro da Rede Nossa São Paulo, afirma que a baixa relevância dos projetos apresentados pelos vereadores confirma o papel do Legislativo como um Poder auxiliar do Executivo. “Isso é perceptível pela celeridade dada aos textos do prefeito em comparação com a demora na votação de iniciativas dos parlamentares e da sociedade civil.”

Palma avalia como “promíscua” a relação entre os Poderes, já que vereadores passam a ocupar cadeiras em secretarias e indicam aliados para cargos na administração. Além disso,  ele alerta para a característica de “espírito de corpo” dos vereadores paulistanos, que, na maioria dos casos, resulta em iniciativas que  visam o benefício do próprio parlamentar.  “Há um corporativismo em detrimento da sociedade.”

Protesto  

Nesta terça, integrantes do Vem Pra Rua realizaram um “cabidaço” em frente à Casa. O ato foi uma reação à criação de 12 novas vagas de assessor parlamentar para cada um dos 55 gabinetes. Cabides foram colocados nas grades do Palácio Anchieta. 

Matéria publicada originalmente no jornal Metro.

 

Compartilhe este artigo