“Nossas paredes merecem jardins” – Revista Época

São Paulo recebe o primeiro jardim vertical em parede de prédio.
 
Denise Dalla Colletta
 
Das recentes polêmicas quanto ao vão livre do Masp ao futuro Parque Augusta, o debate segue uma direção: os moradores de São Paulo precisam ocupar os espaços livres com atividades ou apenas com verde. O problema é que, especialmente no centro, os espaços vazios parecem raros em meio aos prédios e ao asfalto.
 
Que tal mudar de ponto de vista?
 
Algumas mentes criativas do Movimento 90º olharam para o alto. O grupo, formado por arquitetos e outros profissionais, quer encher a cidade de jardins verticais. A manta verde vai cobrir a empena cega dos prédios, aquela parede externa sem janelas das construções.
 
Além de deixar a cidade com uma cara melhor, a cobertura vegetal ajuda a diminuir a temperatura do ambiente interno, reduz a entrada de barulho da rua, melhora a qualidade do ar – e o morador ainda pode virar vizinho de alguns pássaros e insetos.
 
A primeira experiência temporária foi feita na Rua Augusta durante a Virada Cultural em maio. No último dia 9, o grupo instalou um jardim permanente em um prédio do Minhocão, o primeiro jardim vertical em empena cega da América do Sul.
 
Uma parede de 220 metros quadrados foi coberta com 19 tipos de plantas e sistema de irrigação e adubagem automatizados. Do outro lado, uma instalação artística da Escola São Paulo ocupa uma área de mesmo tamanho. O projeto foi uma parceria com a Absolut.
 
 
Instalação do jardim vertical em prédio do Largo Padre Péricles, no Minhocão (Foto: Movimento 90º/ Divulgação)
 
 
Projeção da região do Minhocão com vários jardins verticais. (Foto: Movimento 90º/ Divulgação)
Compartilhe este artigo