Nova plataforma do Programa Cidades Sustentáveis será lançada nesta quarta-feira

Evento terá apresentação da versão atualizada do Guia GPS – Gestão Pública Sustentável, que incorpora os ODS-ONU, e o novo vídeo do programa. Participe! 

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

A nova plataforma do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), atualizada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), será lançada nesta quarta-feira (6/4). 

No evento, promovido pela Rede Nossa São Paulo e Programa Cidades Sustentáveis, serão apresentados dois produtos da nova plataforma: a versão atualizada do Guia GPS – Gestão Pública Sustentável e o novo vídeo institucional do programa. 

O novo Guia GPS incorpora os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – aprovados no último mês de setembro pela Assembleia Geral da ONU –, que reúnem 17 macro objetivos e 169 metas com o propósito de acabar com a pobreza até 2030 e promover universalmente a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental. 

Fonte de informação para planejamento, gestão e tomada de decisões na administração pública, a publicação visa ainda contribuir para a capacitação de gestores públicos municipais e organizações da sociedade civil em diversas cidades brasileiras, para implementarem indicadores e planos de metas que contemplem o desenvolvimento sustentável. 

Além do novo Guia GPS, a nova plataforma do Programa Cidades Sustentáveis conterá um conjunto de indicadores atualizados – também já adaptados aos ODS – e um Banco de Boas Práticas. Esses produtos estarão à disposição de toda à sociedade e das candidaturas às prefeituras municipais que quiserem incorporar o Programa Cidades Sustentáveis e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em suas futuras gestões. 

De acordo com a programação do evento, após a apresentação do novo vídeo alguns gestores públicos darão depoimentos sobre as experiências na gestão após a adesão ao programa. 

Já estão confirmadas as presenças do prefeito Rubens Bomtempo, de Petrópolis (RJ), da prefeita Francinete Carvalho, de Abaetetuba (PA), do prefeito de Canoas, Jairo Jorge da Silva, e do secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (SP), Rogério Menezes. Contaremos, ainda, com as presenças de: Eduardo Tadeu, presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM); Rayne Ferretti Moraes, oficial de programas para o Brasil do Escritório Regional para América Latina e Caribe da ONU Habitat; Haroldo Machado Filho, especialista de Programa da Unidade de Desenvolvimento Sustentável do PNUD; e representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Durante a atividade, será formalizada a parceria entre o PCS e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, com a presença de Pedro Roberto Jacobi, diretor presidente do Conselho ICLEI Brasil e secretário executivo interino do ICLEI SAMS – Secretariado para América do Sul. 

No encerramento, haverá ainda apresentações do músico e compositor Marcus Vianna, da atriz e cantora Letícia Sabatella e do ator e músico Fernando Alves Pinto. 

O evento é aberto à participação de todos os interessados.

Agende-se e confirme aqui a sua participação.

Serviço:
Lançamento da nova plataforma do Programa Cidades Sustentáveis
Data: nesta quarta-feira, dia 6 de abril de 2016 
Horário: das 9h30 às 12h30
Local: Teatro Anchieta, do SESC Consolação
Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 245 – São Paulo 

Sobre o Programa Cidades Sustentáveis (PCS)

O programa propõe o levantamento de indicadores sociais, econômicos, políticos, ambientais e culturais, para a elaboração de um diagnóstico detalhado das cidades. Assim, seus gestores poderão definir as prioridades e enfrentar os desafios de modernizar e racionalizar a gestão pública municipal, por meio da construção de indicadores e banco de dados que possam fornecer as bases para o planejamento dos municípios. 

O PCS estabelece a sustentabilidade como transversal às diversas secretarias municipais e prevê metas de resultados para todas as áreas da administração.

Para outras informações acesse: www.cidadessustentaveis.org.br 

Compartilhe este artigo