Objetivos para o mundo vão mobilizar milhares de pessoas em todo o planeta nesta quinta-feira

Dia de Ação Global pautará a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em São Paulo, o evento vai reunir artistas e coletivos urbanos no Largo da Batata

Nesta quinta-feira (24/9) será um Dia de Ação Global. Pessoas ao redor do mundo, em cidades como Nova Iorque, Londres, Paris, Joanesburgo, Sidney, São Paulo e diversas outras localidades no Brasil e no planeta estarão com atenção voltada para o início da Cúpula para adoção da Agenda Pós 2015, responsável por aprovar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A aprovação da agenda que substituirá os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) integra a programação da 70ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

O objetivo do Dia de Ação Global, promovido pela campanha internacional action/2015, é que ao entardecer desta quinta-feira (24/9), milhares de pessoas dos cinco continentes acendam uma vela simbolizando as novas propostas para o fim da pobreza, da desigualdade social e das mudanças climáticas a serem implementadas e alcançadas até o ano de 2030.

Em diferentes partes do globo, a sociedade civil organizada irá propor ações que chamem atenção para a relevância dos ODS para o mundo e demonstrem a importância de disputar este debate nos países para assegurar a construção de um novo paradigma de desenvolvimento.

Ação Global em São Paulo

No Brasil, estão previstas mobilizações em pelo menos sete Estados brasileiros de quatro diferentes regiões com o mote #iluminaOcaminho (em inglês, #lighttheway). Em São Paulo, o evento vai reunir artistas e coletivos urbanos no Largo da Batata no intuito de chamar atenção das pessoas sobre a importância da Agenda 2030 para o futuro do planeta.

A programação envolve nomes representativos da cultura popular brasileira como o grupo afro-brasileiro Ilú Obá de Min, formado por mulheres e que há mais de 10 anos leva multidões para as ruas de São Paulo durante o Carnaval. O grupo trata de questões de gênero, raça, religião e direitos humanos por meio da música e da dança afro-brasileira.

Estão também confirmados Forró na Pressão – que frequentemente toca no Largo da Batata, Luana Hassen, rapper feminista, e Fernando Anitelli, do Teatro Mágico. As atrações se apresentarão em meio a outras atividades desenvolvidas por coletivos urbanos que disputam a cidade para que ela seja mais democrática e voltada para as pessoas.

Vale destacar a “carroceata”, que circulará pela cidade com as carroças dos/as agentes socioambientais catadores/as de materiais recicláveis iluminados ao pôr do sol, junto à “bicicletada iluminada”. A feira orgânica, a oficina de stêncil e os grafittis também pretendem dar um sentido político à mobilização.

Nas redes sociais, é possível acompanhar as informação sobre o Dia de Ação Global aqui.

Ações em outras partes do Brasil

A action/2015 e a Abong também estão apoiando ações em outras localidades. O objetivo é garantir diversidade regional e temática, além de ações realizadas em parceria com outros movimentos sociais. Confira a seguir a descrição de cada uma destas ações:

CENTRO-OESTE

Associação de Jovens Engajamundo – Confresa – MT: Distribuição de materiais sobre os ODS em escolas urbanas e na aldeia Urubu Branco, de etnia Tapirapé. As atividades se encerrarão ao final da tarde na praça da cidade, com uma cerimônia com as velas.

NORDESTE

Coletivo Mangueiras – Jovens Feministas por direitos sexuais e direitos reprodutivos – Recife e Caruaru – PE: vão realizar oficinas com adolescentes e jovens, além de uma manifestação pública com distribuição de material sobre ODS e DSDR nas duas cidades.

IRPAA – Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – Juazeiro – BA: vão realizar atividades lúdicas no centro da cidade, uma caminhada e ato simbólico nas margens do Rio São Francisco, ao pôr do sol.

Vida Brasil – Salvador – BA: Marcha partindo do Porto da Barra em direção ao Farol da Barra, com as velas sendo acessas no próprio Jardim do Farol e distribuição de materiais.

PLAN Internacional – Codó – MA: vão realizar um flashmob na principal praça de Codó com meninas do projeto “Essa é a minha vez”. (uma das meninas de Codó é representante das meninas brasileiras na Assembleia da ONU).

SUDESTE

Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário Queiroz Filho (IBEAC) – São Paulo – SP: realizarão cortejos de leitura pela região de Parelheiros, com a produção de materiais e intervenções nas escolas públicas e postos de saúde da comunidade.

Associação de Jovens Engajamundo – São Paulo – SP: atividade de ocupação do espaço urbano que mostra como o desenvolvimento sustentável está presente no cotidiano e oficinas de stêncil, lambe-lambe e tsurus de origami.

ISPIS – Movimento Pimpmy Carroça – São Paulo – SP: vão realizar uma carroceata em ciclovias em parceria com cicloativistas, com velas e plantas verdes.

Muda de ideia – São Paulo – SP: Biclicetada iluminada com concentração no Largo da Batata a partir de 17h30. Será oferecido LEDs para os pneus da bike, além de balões enchidos com gás hélio. O grupo percorrerá a ciclovia da avenida Faria Lima a partir das 19h.

SUL

Instituto Parrhesia Erga Omnes – Porto Alegre – RS: Realizarão atividades político-culturais com teatro, graffiti, música, flashmob.
 
Matéria publicada na Abong.
 

Compartilhe este artigo