Ong lança projeto para comprometer candidatos com meio ambiente

S.O.S Mata Atlântica faz pesquisa com munícipes para incluir tema na campanha eleitoral

Por LAURA REIF, da Redação*

Você acha que sua cidade tem a natureza preservada? Seu bairro é cheio de árvores, os rios são limpos e próprios para passar uma tarde nadando com a família e os amigos? Quando foi a última vez que houve uma enchente no seu município? Esses e outros dados vão compor a pesquisa de percepção ambiental da S.O.S Mata Atlântica. A consulta pública estará disponível a partir de março no site da organização (www.sosma.org.br) e quer saber sua opinião sobre o meio ambiente.

De acordo com o diretor de políticas públicas da ong, Mario Mantovani, é a partir desses relatos que a organização poderá comprometer os candidatos às prefeituras em uma plataforma ambiental, tendo o interesse da população como foco. “As pessoas estão começando a ficar mais atentas. Cada cidade sabe dos problemas, onde tem enchente. Esses assuntos impactam diretamente o dia a dia do cidadão”, disse.

A ong é um dos responsáveis pela elaboração dos Planos Municipais de Conservação da Mata Atlântica por conta da Lei n° 11.428 de 2006, a Lei da Mata Atlântica. Essa medida determina o que é necessário em cada cidade para proteger, preservar, recuperar e fazer uso sustentável do meio ambiente. Após sua elaboração, os planos são enviados para os Conselhos Municipais do Meio Ambiente.

Mantovani explicou que neste ano a organização não quer “fazer o plano pelo plano”, e sim elaborar suas ações com base nos resultados da pesquisa de percepção ambiental.

O link estará disponível no site da ong, de março até junho. O diretor ressaltou a importância da participação da maioria dos cidadãos. “Até para o secretário [do meio ambiente] ver se está fazendo um bom trabalho e depois para os candidatos entenderem que a população percebe isso”, disse.

Mantovani explicou ainda que a preservação da natureza proporciona melhora em vários aspectos das cidades, como na saúde. "Não dá para fugir mais dessa questão. Porque se fala muito 'vou construir um posto de saúde', mas com saneamento básico, por exemplo, você tem muito menos gente doente", disse.

Mata Atlântica

Pesquisa realizada pela ong e pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostrou que entre 2012 e 2013 a Mata Atlântica sofreu desmatamento equivalente a uma área de 24 mil campos de futebol, nos 17 Estados que compõem esta vegetação.

São Bernardo, por exemplo, tem o seu território original inteiro composto pela Mata Atlântica, mas hoje em dia restam 44% do total. Esse número pode parecer grande, porém em todo o território nacional restam somente 7% da cobertura original da Mata Atlântica, e os índices de desmatamento são alarmantes.

Para se informar sobre o tema, consultar a pesquisa e conhecer dicas de como ajudar a preservar o meio ambiente no seu dia a dia, acesse: www.sosma.org.br

E para entender melhor como funcionam os Plano Municipais de Conservação da Mata Atlântica, confira o link: www.pmma.etc.br

*Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo.

Matéria publicada originalmente no portal da Universidade Metodista.
 

Compartilhe este artigo