Paulistanos gastam em média 2h38min no trânsito para realizar suas atividades diárias

Por Fecomércio e Rede Nossa São Paulo

De acordo com a Pesquisa sobre Mobilidade Urbana realizada pelo Ibope Inteligência em parceria com a Rede Nossa São Paulo e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), 48% dos paulistanos gastam em média 2 horas por dia no trânsito para realizar todas as suas atividades diárias, por exemplo, ir ao trabalho, estudo, supermercado, entre outros.

De acordo com a pesquisa, em 2015, os moradores da capital paulista que utilizaram carro todos os dias ou quase todos os dias gastaram em média para a locomoção total, considerando trabalho, estudo, buscar as crianças na escola, supermercado etc. 2h38 minutos. Em 2009, esse número chegou 2h43 minutos.

Por outro lado, os paulistanos gastaram em média para a locomoção principal 1h44 minutos, considerando ida e volta. Já os usuários de transporte coletivo levaram em seu trajeto diário 1h57 minutos. Para 23% dos paulistanos, o  tempo médio gasto para a locomoção principal é de 2 horas.

A pesquisa também mostra que 1/3 dos moradores da capital paulista utilizam carro de passeio, taxi ou carona todos os dias ou quase todos os dias, ou seja, 32% dos entrevistados. Embora esse número seja significativo, houve queda em relação ao ano passado, quando foi registrado 38%. Em 2007, chegou a alcançar 22%.

Segundo o estudo, em 2015, 60% da população da capital possui carro de passeio ante 40% dos que não têm. Em 2009, essa proporção chegou a atingir 50% para cada um. Já com relação aos paulistanos que possuem automóveis e os utilizam diariamente, houve retração se comparado com 2014, passando de 56% para 45%.

Metodologia

A nona edição do levantamento de percepção dos moradores da capital paulista foi feita pelo Ibope Inteligência. Foram entrevistados, entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro, 700 moradores da cidade de São Paulo com 16 anos ou mais. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos porcentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais.

Compartilhe este artigo