PME prevê mais professores pós-graduados na educação básica

Por Ericka Perestrelo

Na quarta audiência pública que debateu o substitutivo ao projeto do PME (Plano Municipal de Educação), realizada neste sábado (13/9), entidades, especialistas, educadores e trabalhadores do setor discutiram, entre outras questões, estratégias para valorizar os profissionais da educação e melhorar a qualidade do ensino oferecido nas escolas da rede.

Um dos pontos levantados foi a possibilidade de ampliar o número de professores pós-graduados na rede municipal de educação.

Marcia Jacomini, professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo, explicou que atualmente a maioria dos professores da educação básica têm apenas a graduação.

O presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Reis (PT), lembrou que a cidade de São Paulo já oferta cursos de mestrado e doutorado para os docentes pela Universidade Aberta do Brasil. Na opinião dele, as modalidades de ensino devem ser aprimoradas dentro do Plano Municipal.

Outro tema abordado durante a audiência pública foi a redução do número de alunos por sala de aula como forma de melhorar a qualidade do ensino.

O vereador Toninho Vespoli (PSOL), relator do PME, ressaltou que diminuir a quantidade de alunos nas salas de aula também evita o esgotamento de professores e o alto número de afastamentos por doenças.

A próxima audiência pública para debater o Plano Municipal de Educação da cidade para os próximos dez anos está marcada para sábado, dia 20/9.

Matéria originalmente publicada no portal da Câmara Municipal de São Paulo

Compartilhe este artigo