Por promessa, Doria avalia até limite diferente em cada faixa da marginal

FOLHA DE S. PAULO

Após a decisão de manter em 50 km/h o limite de velocidade padrão nas pistas locais das marginais Tietê e Pinheiros, em uma guinada no discurso de campanha, o prefeito eleito João Doria (PSDB) agora estuda formas de preservar ao menos parte de sua promessa eleitoral inicial.

A alteração nos planos do tucano foi revelada pela Folha nesta sexta (18). Doria prometia aumentar as velocidades máximas para 60 km/h nas pistas locais assim que assumisse o cargo, mas sofreu pressão de diversos setores para abrir mão da ideia.

Estudos da equipe de transição indicaram não ser viável adotar um limite padrão de 60 km/h especialmente na marginal Pinheiros, por causa do intenso entra e sai de carros e pedestres de shoppings e centros empresariais.

Agora, em uma tentativa de conciliar a segurança no trânsito com uma de suas principais promessas, integrantes do núcleo tucano consideram manter o limite de velocidade de 50 km/h apenas na faixa mais à direita das pistas locais. As outras faixas ficariam com máximas maiores, de 60 km/h.

A proposta, porém, encontra resistência dentro da própria equipe de transição e é criticada por especialistas em engenharia de transportes.

Para Horácio Figueira, mestre pela USP, isso criaria dificuldades práticas para a fiscalização por radares.

"Um motorista está na faixa central e, por alguma razão, precisa mudar de faixa e vai para a da direita, mas faz isso bem no ponto em que há um radar. Como fica? A proposta é de difícil monitoramento", avalia Figueira, que é defensor da manutenção dos limites atuais.

Luiz Célio Bottura, consultor em engenharia de transportes e ex-ombudsman da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), é mais enfático. "Não tem técnico que encabece essa ideia. Isso só deixaria os motoristas mais confusos ainda", afirma.

Bottura explica que a medida já foi adotada no passado em algumas estradas, que têm faixas mais largas que vias urbanas, mas que hoje não é mais implementada.

No Código de Trânsito Brasileiro, não há disciplina sobre faixas com diferentes velocidades em uma só via.

A lei estabelece apenas que quando uma pista comportar várias faixas no mesmo sentido, as da direita são destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, e as da esquerda servem à ultrapassagem e ao deslocamento de veículos de maior velocidade.

Enquanto o modelo exato que será adotado para as pistas locais segue em análise, a equipe de Doria já se definiu sobre o aumento de velocidade nas vias expressas das marginais, que subirão dos atuais 70 km/h para 90 km/h.

Nas pistas centrais, a ideia é aumentar dos atuais 60 km/h para 70 km/h, mas com pontos de redução dessa velocidade máxima, como nos acessos às vias locais.

MORTES EM QUEDA

Engenheiros, cicloativistas e associações em defesa de pedestres têm criticado Doria desde a campanha para rever a promessa de aumentar a velocidade nas marginais.

A pressão sobre o tucano vinha inclusive de entidades que trabalham com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) –principal cabo eleitoral de Doria– em programas de melhoria da segurança do trânsito, como o Cedatt (Conselho Estadual para Diminuição dos Acidentes de Trânsito e Transporte).

Desde que a gestão de Fernando Haddad (PT) implementou o programa de redução de velocidade nas marginais, o número de mortes nessas vias caiu pela metade.

De julho de 2014 a junho de 2015, foram 64 acidentes com mortes, contra 31 ocorrências do tipo nos 12 meses seguintes, até junho de 2016.

Matéria publicada na Folha de S. Paulo.

 

Compartilhe este artigo