Prefeitura quer transformar Hospital Sorocabana em unidade para idosos

Proposta sobre nova utilização de antigo hospital particular, fechado em 2010, será levada a consulta popular. Cessão do espaço à Prefeitura depende de termo a ser lavrado pela Procuradoria Geral do Estado

De Secretaria Executiva de Comunicação

A população de São Paulo terá acesso a um novo hospital público de grande porte. O prefeito Fernando Haddad anunciou nesta quinta-feira (7) que a Prefeitura quer transformar o Hospital Sorocabana, na Lapa, zona oeste, em um equipamento especializado na saúde de idosos. A proposta para a nova utilização do antigo hospital particular, fechado desde 2010, será discutida com a população. A estimativa é que sejam abertos mais de 150 leitos.

“Todo equipamento está sendo destinado por 20 anos para a Prefeitura. Agora vamos junto ao conselho participativo e os parceiros da região programar esta ocupação. Vamos reentregá-lo à comunidade, que tem grande apreço pelo hospital”, afirmou Haddad, após visitar as instalações do local.

Desde 2013, a administração municipal aguarda a definição jurídica para iniciar a revitalização do complexo. Naquele mesmo ano, Governo do Estado publicou um decreto de permissão de uso para a Prefeitura e para o Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP. A permissão só poderia ser efetivada por meio de um termo que deveria ter sido lavrado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). No último sábado (2), o Governo do Estado publicou novo decreto, de número 61.902, dando agora à Prefeitura a permissão de uso de toda a área do complexo, de 14.900 metros quadrados. Assim como no documento de 2013, a permissão só poderá ser efetivada por meio de termo assinado pela PGE, como determina o artigo 2º do texto.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde já realizou uma vistoria técnica no Hospital Sorocabana. Um projeto executivo determinará os custos de reforma e instalação de equipamentos, além da previsão de prazo para reabertura.

O hospital foi fechado há seis anos por conta de uma crise financeira de sua administração. Em 2012, a Prefeitura abriu um Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24h e uma AMA Especialidades no térreo do edifício. Em 2014, a Prefeitura abriu um Hospital Dia da Rede Hora Certa, com centro cirúrgico, exames e consultas especializadas.

Em janeiro deste ano, o complexo ganhou ainda um Centro Especializado em Reabilitação (CER II Lapa), com capacidade para atender 490 pacientes por mês. O equipamento é referência no atendimento de reabilitação física e intelectual para pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e serviços especializados da região oeste, oferecendo avaliação multiprofissional, abordagens grupais, individuais, acompanhamento familiar e avaliações e prescrições de órteses.

O Hospital Sorocabana possui 14.900 metros quadrados de área, sendo 10.834 metros quadrados de área construída. De acordo com o secretário Alexandre Padilha (Saúde), um hospital de referência para os idosos, inédito na cidade, ofereceria uma maior estrutura de reabilitação, mais leitos de terapia intensiva, oferta de atendimento domiciliar e fisiatria, por exemplo. A ideia é que o equipamento realize atendimentos para a população em geral e possua alas especializadas para os idosos.

A cidade já ganhou um novo hospital em 2015, na Vila Santa Catarina, na zona sul, e tem mais dois em construção, em Parelheiros, no extremo sul,  e na Brasilândia, na zona oeste, além da ampliação do Hospital Alexandre Zaio, na zona leste.

Matéria publicada originalmente no portal da Prefeitura de São Paulo.
 

Compartilhe este artigo