Prefeitura vai mapear nível de ruído na capital paulista

Dois “barulhômetros” serão instalados na capital paulista até o fim do ano – um no Largo da Batata, na Zona Oeste, e outro na região do Parque do Ibirapuera.

Os aparelhos vão indicar visualmente os níveis de ruído que estão ocorrendo na cidade, seguindo exemplo do que acontece com os medidores de poluição do ar.

Uma lei sancionada no ano passado pela prefeitura de São Paulo, mas ainda não regulamentada, prevê o mapeamento do barulho na capital.

O coordenador da Divisão de Acústica do Instituto de Engenharia, Schaia Akkerman, diz que o objetivo é facilitar o planejamento da cidade com base na intensidade do som. Entrevistado pela Rádio Bandeirantes, Akkerman disse que uma reunião será realizada no Instituto de Pesquisas Tecnológicas no próximo dia 5 para acertar os detalhes da instalação dos equipamentos.

Níveis de tolerância

A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que o tempo máximo seguro durante o qual uma pessoa pode ser exposta ao nível de 85 decibéis (equivalente ao ruído no interior de um carro) é de oito horas por dia. Se o ruído for de cem decibéis (buzina de um carro, por exemplo), o tempo de tolerância cai para 15 minutos.

Matéria originalmente publicada no jornal O Metro

Compartilhe este artigo