Programa de Metas: dados atualizados estão no ar

Desde a última atualização do sistema de monitoramento, com a divulgação de dados coletados até 30 de abril, o Programa de Metas 2013-2016 pôde registrar significativos avanços. Além de novas metas concluídas e superadas, novos equipamentos e serviços públicos foram entregues, trazendo benefícios concretos à população.

Do início da gestão até 30 de setembro, 16 das metas do programa foram concluídas. Destas, seis foram superadas. Três novas metas foram concluídas depois do dia 30 de abril, das quais duas superaram os objetivos iniciais.

Foi ultrapassada a meta 1, de inserir aproximadamente 280 mil famílias com renda de até meio salário mínimo no Cadastro Único (Cadùnico). Desde o início da atual gestão, 349 mil famílias passaram a fazer parte do CadÚnico e poderão ser contempladas pelos diversos programas sociais do governo federal.

O mesmo ocorreu com a meta 73, de implantação de 42 áreas de conexão sem fio e gratuita à internet (wi-fi), as chamadas praças digitais. Desde 2013, foram 71 praças implantadas na cidade, contribuindo para ampliar a inclusão digital e fomentar a ocupação dos espaços públicos.

O compromisso de revisar o Plano Diretor Estratégico (meta 120), também se tornou realidade: o novo plano, que procura aproximar o trabalhador do emprego e reequilibrar o processo de desenvolvimento urbano da cidade, foi aprovado na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Fernando Haddad no dia 31 de julho deste ano. Agora, em decorrência da aprovação do novo plano, a população está sendo chamada a discutir, em audiências públicas, a nova lei de zoneamento urbano (meta 121).

É importante lembrar que muitas metas são compostas de vários projetos e que o fato de uma meta não estar totalmente finalizada não quer dizer que a população já não usufrua dos benefícios de projetos concluídos. Assim, com a atualização dos dados de andamento das metas, verifica-se que 87 das 123 metas já possuem entregas parciais que beneficiam a população. Onze dessas metas passaram a beneficiar os cidadãos nesses últimos cinco meses. São elas:

Destaques de 2013 a setembro de 2014

Desde o início da gestão, em 2013, muito foi feito para reduzir as desigualdades na cidade e melhorar a qualidade de vida da população. Diversas ações planejadas no Programa de Metas já se tornaram realidade. Aqui, alguns destaques:

Educação – Vinte e seis creches foram concluídas, nove estão em obras e outras 49 em fase de licitação. As obras do CEU Heliópolis encontram-se em etapa avançada e outros 19 CEUs já possuem terreno definido.

Saúde – Desde o início de 2013, quatro UBSs e seis unidades da Rede Hora Certa já foram entregues à população. A licitação do Hospital Brasilândia está em andamento e o Hospital Parelheiros já teve a licitação concluída.

Mobilidade – Até setembro deste ano, haviam sido implantados 101 km de ciclovias, com 88% de aprovação popular. Além disso, já haviam sido entregues o primeiro pontilhão do Rio Embu-Guaçu e a ampliação do Terminal Itaquera.

Habitação – Já foram entregues 2.703 unidades habitacionais em diferentes pontos da cidade. Outras 88.650 unidades já possuem terreno definido e deverão ter as obras iniciadas em breve.

Requalificação do Espaço Público – Aqui, os números totais da meta 73, que trata das praças digitais. A meta falava em 42, mas foram inauguradas na cidade 71, todas com conexão à internet wi-fi (sem fio) gratuita e de qualidade.

Coleta Seletiva – Duas centrais de triagem automatizadas de resíduos foram inauguradas, no Bom Retiro e em Santo Amaro, triplicando a capacidade de reciclagem de lixo da cidade. Além disso, 10 novos distritos passaram a ser beneficiados pela coleta seletiva.

Acesse o sistema e conheça, em detalhes, o Programa de Metas 2013-2016 e os avanços obtidos até agora: planejasampa.prefeitura.sp.gov.br/metas

Matéria originalmente publicada no portal Planeja Sampa

Compartilhe este artigo