Projeto busca diminuir a poluição do ar em SP

KAMILA MARINHO, DA REDAÇÃO - CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Com o principal objetivo de amenizar os efeitos nocivos da poluição na cidade de São Paulo, o PL (Projeto de Lei) 643/2017 do vereador Antônio Donato (PT) propõe que, a partir do ano 2023, seja proibida a circulação de veículos movidos a diesel. A proposta abrange carros de passeio, utilitários mistos, além de veículos de transporte pequenos, como vans e micro-ônibus. Em 2025, a restrição vai abranger também os veículos de transporte de grande porte fabricados antes de 2009.

Estudos demonstram que o diesel é altamente poluente. O combustível produz dióxido de carbono, óxidos de enxofre e nitrogênio. A capital concentra um grande número de caminhões e ônibus (movidos a diesel) que circulam diariamente, emitindo substâncias danosas à saúde humana.

Na justificativa do projeto, o vereador explicou que a medida vem sendo implantada em países do primeiro mundo, preocupados com a sustentabilidade ambiental. “Cidades como Madri, Paris, Cidade do México, Oslo, Berlim, Londres entre outras, já anunciaram severas restrições ao uso de veículos a diesel. São Paulo deve seguir a mesma linha e prezar pela qualidade de vida de seus cidadãos”, disse.

O PL já tramitou pelas Comissões e foi aprovado em 1ª votação na Sessão Plenária. Caso também receba parecer favorável da maioria dos vereadores em 2ª votação, ele seguirá para a sanção do prefeito.

Matéria publicada no portal da Câmara Municipal de São Paulo.