Proposta de formação para conselheiros participativos prevê cinco eixos

Maurício Piragino, da Escola de Governo e da Rede Nossa São Paulo, apresentou o conteúdo do programa em evento do Conselho Participativo Municipal, que contou com a presença do prefeito.

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

Em evento ocorrido sábado (23/8), no Centro Cultural São Paulo – Auditório Adoniran Barbosa –, os conselheiros participativos municipais receberam informações sobre a proposta de capacitação destinada ao coletivo, que foi elaborada pela Escola de Governo, em parceria com a Secretaria Municipal de Relações Governamentais e Brazil Foundation.

Apresentado por Maurício Piragino, o Xixo, diretor da Escola de Governo e coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Democracia Participativa da Rede Nossa São Paulo, o planejamento prevê cinco eixos temáticos a serem desenvolvidos com os conselheiros.

“O primeiro tema é ‘O poder local’, que já foi realizado”, explicou Xixo, lembrando da palestra proferida pelo professor Ladislau Dowbor, em abril deste ano.

Os outros quatro eixos sugeridos, de acordo com o diretor da Escola de Governo, são:
– Governança municipal – onde está incluído o papel dos conselheiros;
– A desigualdade na cidade;
– Costumes e mentalidades;
– e Direito à Cidade.

“A próxima atividade de formação, que terá como tema ‘Governança municipal’, está indicada para acontecer no dia 13 de setembro e terá como palestrante Jorge Kayano, do Instituto Pólis”, adiantou Xixo.

Ele também antecipou que para o tema seguinte da programação, “A desigualdade na cidade”, os palestrantes convidados são Oded Grajew e Maurício Broinizi, da Rede Nossa São Paulo.

O objetivo geral da proposta de formação, segundo Xixo, é valorizar o papel dos conselheiros. “Nossa ideia é ampliar o conhecimento e ajudar a atuação de vocês”, disse ele, dirigindo-se aos conselheiros participativos presentes ao evento.

Clique aqui e confira a apresentação da proposta de formação feita pelo diretor da Escola de Governo.

A capacitação dos conselheiros participativos está prevista no artigo 20 do Decreto 54.156, que regulamentou o funcionamento do Conselho Participativo Municipal.

Os olhos da administração

Antes da apresentação da proposta de formação, o prefeito Fernando Haddad já tinha destacado a importância dos conselheiros participativos para a atual gestão. “Vocês vão ser os olhos e a crítica da administração, para que a gestão melhore”, afirmou ele, antes de complementar: “O papel dos conselhos participativos é não deixar a gente errar”.

Haddad argumentou que “32 subprefeitos comprometidos, com mais de mil conselheiros fiscalizando e acompanhando, garantem lisura aos processos e o dinheiro rende”.

Durante o evento, também foi apresentado aos conselheiros o novo Plano Diretor Estratégico (PDE) da cidade. A apresentação do PDE foi feita pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco, e pelo vereador Nabil Bonduki, relator do projeto de lei que foi aprovado pelos vereadores paulistanos.

Leia também: Prefeito inclui renegociação da dívida como um dos três grandes eixos de sua gestão

Compartilhe este artigo