Rede Nossa São Paulo é contra instalação de portões nos acessos ao Minhocão

Coordenador-geral da organização, Jorge Abrahão, considera que medida se contrapõe à ideia de cidades mais humanas e inclusivas

Por Rede Nossa São Paulo

A iniciativa da Prefeitura, de instalar portões nas alças de acesso ao Elevado João Goulart, conhecido como Minhocão, é motivo de críticas por parte da Rede Nossa São Paulo.

Recentemente anunciada, a medida da gestão municipal visa restringir o acesso de pessoas à via em determinados horários. 

Para o coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo, Jorge Abrahão, a instalação dos portões representa um retrocesso no caminho que vinha sedo trilhado pela capital paulista, no sentido de garantir e estimular a apropriação da cidade pelos cidadãos. 

“O sucesso de iniciativas que restringem a circulação de carros em determinados horários e apostam na convivência entre as pessoas, como na avenida Paulista, só reforça que a nossa defesa por cidades mais humanas e inclusivas está no caminho certo", afirma Abrahão.

Os portões de ferro nas alças de acesso ao Minhocão começaram a ser instalado no dia 12 de agosto. De acordo com a Prefeitura, a medida acata uma recomendação do Ministério Público de São Paulo, que sugeriu a limitação de público no local, alegando perturbação à privacidade e ao sossego dos moradores do entorno.

A prefeitura, no entanto, ainda estuda quais serão os dias e horários em que as grades ficarão fechadas. Enquanto a decisão não sai, os portões permanecerão abertos. Atualmente, o elevado é fechado para a circulação de veículos às 15h dos sábados e reaberto às 6h30 das segundas, mas não há limitação para pedestres.

Leia também: Prefeitura começa a instalar portões no Minhocão
 

 

Compartilhe este artigo