Rede Nossa São Paulo lança mapa atualizado da desigualdade na cidade

Evento, que ocorreu nesta terça-feira (19/5), incluiu manifesto contra a maioridade penal, defesa do Parque Augusta e proposta para possibilitar plebiscitos na capital paulista.

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

Em seu aniversário de oito anos de atuação, a Rede Nossa São Paulo lança a versão atualizada do Mapa da Desigualdade na cidade. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (19/5), no Sesc Consolação.

Com base em dados econômicos e sociais, o Mapa da Desigualdade revela os melhores e piores indicadores por distrito.

Para cada um dos indicadores avaliados, o estudo aponta a diferença entre o melhor e o pior distrito – o que a Rede Nossa São Paulo chama de “desigualtômetro”.

Na avaliação dos promotores da iniciativa, o Mapa da Desigualdade é uma espécie de radiografia da qualidade de vida nas diversas regiões da cidade.

O evento também incluiu uma apresentação sobre a evolução dos indicadores da cidade nas mais diversas áreas, como educação, saúde, meio ambiente, etc..

Outro destaque da atividade foi o lançamento do acervo da Rede Nossa São Paulo, com exibição de vídeo e divulgação de material e plataforma digitais. O acervo, onde estão registrados o histórico e os documentos da organização, ficará disponível aos internautas para consultas e estudos.  

Maioridade penal, Parque Augusta e plebiscito em São Paulo

O lançamento do Mapa da Desigualdade foi uma oportunidade para organizações da sociedade civil e cidadãos paulistanos se unirem em defesa de alguns temas importantes.

Na atividade, foi feita a leitura de um manifesto contra a redução da maioridade penal. Elaborado por iniciativa do Grupo de Trabalho (GT) Criança e Adolescente da Rede Nossa São Paulo, o texto tem o apoio de dezenas de organizações da sociedade civil.

A destinação de toda a área do Parque Augusta a um espaço público municipal (sem prédios) foi outro ponto defendido no encontro.

Por fim, o evento teve ainda o lançamento público da proposta de regulamentação de plebiscitos na cidade de São Paulo. A ideia é que os paulistanos possam ser consultados – por meio de plebiscito – antes da realização de obras de grande impacto no município.

Compartilhe este artigo