“Região metropolitana terá inspeção veicular” – Destak

 

Governador apoia ampliação e diz que forma é correta para preservar a saúde da população e o ar

A inspeção veicular adotada na cidade de São Paulo desde 2008 será ampliada para a região metropolitana. A intenção é do governo do Estado e poderá ser adotada por meio de uma lei a ser enviada à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) ou pelos municípios.

A proposta já contaria com a simpatia da base aliada do governador, segundo o jornal Folha de S.Paulo. Ao ser questionado ontem a respeito da medida, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que "a tese da inspeção veicular é correta, é preservar a qualidade do ar e a saúde da população".

Sem citar prazos ou mesmo valores – atualmente, a capital cobra R$ 61,98 -, Alckmin disse que a forma de implantação ainda será discutida, uma vez que poderá ser feita pelas próprias prefeituras.

A Região Metropolitana de São Paulo é composta por 38 municípios. Em todo o Estado são cerca de 20 milhões de veículos registrados, metade rodando nos 38 municípios (10 milhões). Só na capital, a frota deve atingir em breve 7 milhões de veículos.

O ganho ambiental da ação da inspeção veicular é significativo, segundo órgãos como a Cetesb (agência ambiental paulista). Dos 38 milhões de viagens realizadas todos os dias na região metropolitana, 25 milhões são motorizadas (41% de carro).

Nacional

A inspeção veicular é prevista no Código de Trânsito Brasileiro, em vigor desde 1998. Apesar disso, somente em 2009 o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) aprovou a obrigatoriedade de adoção em todo o país. A medida, segundo a resolução, valeria para Estados com mais de 3 milhões de veículos registrados.

Desde então, ela patina. Até agora, só saiu do papel em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Compartilhe este artigo