“‘RespirAR’ vai mostrar os efeitos da poluição do ar na saúde do paulistano” – G1 / TV Globo

 

 

Estreiou nesta segunda-feira (4) o projeto ‘RespirAR”, uma série de reportagens especiais que vai tratar da questão da poluição em São Paulo. Na capital paulista morre-se mais por causa da poluição do ar do que por doenças como tuberculose e AIDS. São 4 mil mortes por ano de pessoas que talvez vivessem mais se não morassem numa cidade tão poluída.

O ‘RespirAR’ tem apresentação de Flávia Freire e reportagens de Marina Araújo e Daiana Garbin.

Os veículos são os maiores responsáveis pela poluição. Pelo menos 90% dos poluentes que estão no ar que se respira em São Paulo vêm dos escapamentos dos mais de 7 milhões de carros, caminhões, ônibus e motos que circulam pelas ruas da cidade.

O telespectador vai saber o que é a poluição do ar, como ela se forma, como afeta a saúde. Vaisaber também o que é preciso fazer para melhorar a qualidade do ar que respiramos. O projeto vai mostrar a dependência do carro na cidade de São Paulo, de transporte público, mobilidade e sustentabilidade.

A engenharia da TV Globo está desenvolvendo um aparelho que simula um pulmão eletrônico e vai medir as partículas inaláveis e o ozônio, os dois poluentes que mais mal fazem à saúde da população. As medições vão ser feitas nas diversas regiões da cidade e os resultados serão mostrados ao vivo no SPTV 1ª edição e no SPTV 2ª edição e comparados com os parâmetros internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS) de medição da qualidade do ar.

Flávia Freire e equipe viajaram por metrópoles da América Latina em busca de soluções. Foram à Cidade do México e a Bogotá ver como é feito o controle da poluição. No México, viram que é possível tirar carros das ruas incentivando o transporte público e também o alternativo, como a bicicleta.

Em Bogotá, capital da Colômbia, viram que existe um modelo de corredor de ônibus que dá certo e que polui menos. A inspiração para a criação desse sistema de transporte, a Prefeitura de Bogotá veio buscar aqui no Brasil, em Curitiba, cidade que também foi visitada pela nossa equipe.

Ao fim da série, será realizado um seminário. O evento contará com a presença de autoridades e especialistas em poluição atmosférica para discutir o que pode ser feito para melhorar a qualidade do ar na região metropolitana de São Paulo.

Acesse a página especial do RespirAR no G1: http://g1.globo.com/sao-paulo/respirar/

 

Compartilhe este artigo