São Paulo tem o 14º aumento consecutivo de roubos

Por André Monteiro e Reynaldo Turollo Jr., da Folha de S. Paulo

O Estado e a capital de São Paulo registraram no mês de junho a 14ª alta consecutiva de roubos, segundo estatísticas divulgadas nesta segunda-feira (25) pela SSP (Secretaria da Segurança Pública).

No mês passado, houve 25.825 casos de roubos no Estado, ante 22.931 de julho de 2013, o que representa uma alta de 12,6%.

O aumento, mais uma vez, foi puxado pela capital, que registrou duas de cada três ocorrências de roubo no Estado. Na cidade de São Paulo, o número de roubos cresceu 20,2% na comparação entre julho deste ano e julho do ano passado, chegando a 13.689 casos.

Embora o total de roubos tenha crescido, a SSP vê o índice com bons olhos, pois afirma haver tendência de desaceleração no aumento desse crime na capital paulista. O secretário da Segurança, Fernando Grella, atribuiu essa "desaceleração" às operações de saturação no policiamento promovidas pela Polícia Militar, chamadas de PrevPaz (Política de Prevenção Criminal e Manutenção da Paz e da Ordem Pública).

A primeira operação PrevPaz foi realizada no início deste mês nos bairros de Campo Limpo e Capão Redondo (zona sul). Na semana passada, foi iniciada nos bairros de Brasilândia, Vila Penteado e Parada de Taipas (zona norte).

Os dados divulgados nesta segunda apontam o menor aumento de casos de roubos neste ano. Em maio, o crime cresceu 41,9% em relação ao mesmo mês de 2013. Em junho, de 21%, e em julho, de 20,3%, sempre em comparação ao respectivo mês do ano anterior.

HOMICÍDIOS

O número de casos de homicídios também aumentou. No Estado, a alta foi de 6,75%, com 322 casos. Na cidade de São Paulo a alta foi de 3,61%, com 86 casos.

Essa é a primeira alta do número de homicídios na cidade em cinco meses. Se forem observados os números de vítimas de homicídio também houve aumento em relação a julho do ano passado: de 330 a 363 vítimas no Estado. Existe diferença entre os números de casos de homicídio e os de vítimas de homicídio porque uma ocorrência pode ter mais de uma vítima.

Para o secretário Grella, o crescimento dos homicídios foi "pontual" e não compromete a tendência de queda observada ao longo dos meses.

Já os casos furto caíram cerca de 6,2% tanto no Estado quanto na capital. O número de casos de furto de veículos se manteve praticamente estável no Estado. Já na capital, a queda desse tipo de crime foi de 6,3%.

Os casos de estupro também diminuíram em ambos: no Estado, em julho de 2013, foram registrados 915 casos, ante 755 em julho deste ano, representando uma queda de 17%. Na capital, a queda foi de 20,6%, com o registro de 169 casos em julho deste ano.

Matéria puclicada originalmente na Folha de S. Paulo.

Compartilhe este artigo