Segundo Censo Escolar, escolas privadas são maioria em São Paulo

Por Câmara Municipal de São Paulo

O Censo Escolar é um levantamento realizado todos os anos com dados educacionais de âmbito nacional. Na última edição do estudo, que apresenta dados de 2013, constatou-se que no município de São Paulo e na Região Metropolitana as escolas privadas são maioria.

No caso do município de São Paulo, 64% das escolas com turmas de alguma das três etapas regulares de ensino básico são privadas. Na Região Metropolitana, esse número é de 52,6%. O censo inclui apenas escolas com turmas de etapas regulares do ensino infantil, fundamental ou médio.

As informações do Censo Escolar estão disponíveis na edição de julho do Indicador Metropolitano, publicação da CTEO (Consultoria Técnica de Economia e Orçamento) da Câmara.

Nas escolas públicas da Grande São Paulo, 89,7% do ensino é direcionado a turmas das etapas regulares do ensino infantil, fundamental ou médio. Já no município de São Paulo o número está em torno de 92%.

O estudo também aponta que a maior parte das escolas públicas da cidade de São Paulo são exclusivamente destinadas ao ensino infantil (31,5%) ou exclusivamente destinadas ao ensino fundamental (35,8%). O mesmo quadro se repete na Região Metropolitana, onde 28% são exclusivamente de ensino infantil, enquanto 28,6% são de ensino fundamental.

O estudo, coordenado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), conta com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Matéria publicada originalmente no portal da Câmara Municipal de São Paulo.

Compartilhe este artigo