Seminário discute independência e transparência no Judiciário nesta terça-feira

Acontece nesta terça-feira (9/6), em São Paulo, o seminário "Independência e Transparência no Judiciário", evento organizado por sete entidades que vai  discutir a falta de transparência no Judiciário brasileiro e seu impacto na designação de juízes pelos Tribunais de Justiça – hoje orientada por critérios opacos e pouco objetivos.

Segundo as entidades, a presença de juristas, estudantes, movimentos sociais e organizações da sociedade civil nos debates evidencia a urgência de abrir o sistema para a participação social e o monitoramento público.

O evento é gratuito e acontece na terça-feira, dia 9/6, das 9h30 às 18h no auditório do prédio anexo à Faculdade de Direito da USP. Não é necessário realizar inscrição prévia e serão distribuídos certificados de participação.

Clique aqui para confirmar presença na página do evento no Facebook.

O seminário é organizado pela AJD (Associação Juízes pela Democracia), ARTIGO 19, Colab-USP, Conectas Direitos Humanos, IBCCrim (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais), IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa), Centro Acadêmico XI de Agosto e o curso Gestão de Políticas Públicas da USP.

Programação:

09:30hs – Abertura
Associação de Juízes pela Democracia (AJD) apresenta como a ausência de transparência e regulamentação sobre a prática de designações de juízes auxiliares pelos Tribunais tem permitido o controle ideológico da atuação dos magistrados.

10:00 às 12:00hs – Independência e controle ideológico no Judiciário
Debatedores: André Augusto (presidente da AJD), Luis Francisco Carvalho Filho (IDDD), Maurício Zanóide (Direito/ USP), Flávio Siqueira Jr. (Conectas)
Moderação: Bruno Paes Manso (Ponte Jornalismo)

12h às 13h45: Almoço

14h às 17h30 – Transparência e acesso à informação no Judiciário

14h às 15h40 – Mesa 1 – Contexto de transparência e acesso à informação no Judiciário
Debatedores: Flávio Caetano Crocce (Secretaria da Reforma do Judiciário), Jorge Machado (COLAB/USP) e Paula Martins (ARTIGO 19).
Moderação: André Khedi (IBCCRIM)

Coffe break

16 às 17:30hs – Mesa 2 – Jornalistas e acesso à informação no Judiciário. Quais são os desafios?
Debatedores: Bruno Manso (Ponte Jornalismo), Frederico Vasconcelos (Folha de SP)
Mediação: Augusto de Arruda Botelho (IDDD)

Fechamento – Discussão sobre incidência no Supremo Tribunal Federal (STF) para que decida a favor da regulamentação das designações.

 

Compartilhe este artigo