O dia 22 de setembro conquistou um lugar de destaque no calendário dos paulistanos. A data marca a chegada da Primavera, o Dia do Rio Tietê, o Dia Internacional da Paz (comemorado em 21/9) e uma iniciativa que já virou tradição na cidade: o Dia Mundial Sem Carro. Implantado pela primeira vez na França, em 1997, é realizado em São Paulo desde 2005, sob a coordenação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.
Neste ano, ganha o apoio das 250 entidades que integram o Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade para transformar o dia 22 de setembro, um sábado, em um marco na busca por uma cidade mais justa, mais humana, mais saudável, mais democrática. E sustentável. O objetivo é ampliar o debate e a participação da população sobre novas perspectivas para São Paulo, lembrando que somos todos pedestres e cidadãos com direito à mobilidade. A estratégia faz parte de um dos quatro eixos temáticos do Movimento, que é a Educação Cidadã.
Para isso, está em planejamento pela agência Lew`Lara uma grande campanha publicitária, que será divulgada pelos principais veículos de comunicação do País. O material também ficará disponível a toda a população no nosso portal (www.nossasaopaulo.org.br) e poderá ser usado livremente em folders, cartazes, adesivos e informativos produzidos por organizações sociais, empresas ou órgãos públicos.
Atividades que vão tornar o Dia Sem Carro ainda mais saudável:
Passeios ciclísticos, caminhadas;
Concursos de redação e exposição de trabalhos escolares;
Gincana entre escolas sobre educação no trânsito;
Blitz educativa nas proximidades do evento;
Distribuição de panfletos sobre educação no trânsito;
Feiras de artesanato e danças populares;
Distribuição de flores ou plantas;
Incentivo aos funcionários ou colegas de trabalho a utilizar o transporte coletivo.
"O mote da campanha é fazer um convite para que as pessoas se apropriem das ruas, queremos mostrar que a cidade é dos paulistanos – e não dos automóveis. A idéia é deixar claro que não se trata de uma imposição, mas um estímulo, uma sugestão para que a população experimente outras formas de circular pela cidade", explica Percival Caropreso, diretor da agência Setor 2 ½, que coordena as parcerias de Comunicação do Movimento. Em agosto, um grande evento vai marcar o lançamento oficial da campanha e o convite à cidade para participar ativamente do Dia Sem Carro.
Convidamos os moradores de São Paulo para esta experiência! Ajude a organizar sua rua, seu bairro, sua escola, sua empresa, sua entidade, para que o 22 de Setembro seja o dia pela melhoria do transporte coletivo, do ar de São Paulo, da mobilidade, do ganho do precioso tempo gasto no trânsito…
Colabore, mande sugestões, engaje-se nesta jornada por uma vida melhor. E lembre-se: para fazer sentido, o Dia Sem Carro precisa ser um dia COM qualidade de vida, PELA integração social. Por isso, saia de casa, passeie, circule pela cidade. E espalhe essa idéia!
24 horas de esporte em São Paulo
Depois de uma experiência bem-sucedida com a Virada Cultural (nos dias 5 e 6 de maio), o paulistano vai poder encarar uma outra jornada de saúde, lazer e integração social: a Virada Esportiva. A iniciativa é inédita e, neste ano, vai começar exatamente no Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro.
"A coincidência das datas é extremamente positiva. Vamos aproveitar para mobilizar a população para a prática do esporte e, ao mesmo tempo, estimular o trânsito pela cidade sem o carro. Será uma ótima oportunidade para os paulistanos saírem pelas ruas de ônibus, bicicleta ou mesmo a pé. Motivos não faltarão!", comemorou o secretário dos Esportes, Lazer e Recreação, Walter Feldman.
Centenas de atividades esportivas estão programadas para ocorrerem em todas as regiões da cidade, das 14h do sábado, 22/9, até às 14h do domingo, 23/9. Jornada de natação no Estádio do Pacaembu, aulas de ginástica no Vale do Anhangabaú e enduro a pé nas 31 subprefeituras são alguns dos destaques.
Saiba mais:
Um automóvel para cada dois habitantes. Os cinco milhões de veículos que circulam diariamente por São Paulo colocam a cidade no posto de segunda maior frota do mundo – a primeira é atribuída à capital japonesa, Tóquio. Mas, se por muito tempo os números foram comemorados como sinônimos de desenvolvimento local e progresso, hoje é consenso de que vivemos em um sistema caótico de transporte e convivência no espaço público da cidade.
No universo das estatísticas, também chama a atenção um dado preocupante: 40% da poluição do ar é produzida pelos transportes. O que leva o paulistano a perder até um ano e meio de vida, segundo a Organização Mundial de Saúde. Isso sem falar nos acidentes de trânsito, considerados a principal causa de morte não-natural no País. Somente em 2006, segundo a CET, 1.487 pessoas morreram nas ruas da cidade. E a situação piora vertiginosamente, já que, a cada dia, cerca de 500 novos veículos entram em circulação.