Cai velocidade média dos ônibus e tempo de espera nos pontos recebe nota 4,7

 

Se uma das alternativas apontadas pelos especialistas para reduzir o trânsito de São Paulo é o uso do transporte coletivo, a baixa velocidade média que os ônibus conseguem desenvolver nas vias da cidade pode ser um desestímulo ao uso desse tipo de veículo. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de São Paulo, a velocidade média dos ônibus reduziu 50% nos últimos vinte anos: era de 24km/h em 1987 e agora é de 12km/h nos congestionamentos da manhã. Os automóveis atingem uma velocidade média de 27 km/h de manhã e de 22 km/h à tarde. As informações foram divulgadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

A dificuldade sentida pelos usuários de ônibus é revelada em duas pesquisas Ibope encomendadas pelo Movimento Nossa São Paulo. Entre os entrevistados na pesquisa “Viver em São Paulo", 61% se disseram insatisfeitos com tempo médio de espera nos pontos de ônibus, 28% se mostraram satisfeitos, e 7% totalmente satisfeitos (nota média de 4,7). Já o transporte coletivo recebeu a nota 5,3, com 54% dos entrevistados insatisfeitos e 45% satisfeitos. A pesquisa foi realizada entre 5 e 14 de janeiro deste ano e ouviu 1.512 moradores em todas as regiões da cidade. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Apesar das dificuldades para utilizar o ônibus e de haver cada vez mais carros nas ruas, o número de pessoas que utilizam os coletivos é maior. De acordo com outra pesquisa Ibope encomendada pelo Movimento Nossa São Paulo, de setembro de 2007, 34% dos entrevistados andam de ônibus todos os dias ou quase todos os dias. Os que afirmaram utilizar automóveis todos os dias ou quase todos os dias são 22%. Esse número poderia ser ainda menor – dos que disseram utilizar o carro com freqüência, 70% deixaria o veículo de lado, caso houvesse uma boa alternativa de transporte. A pesquisa ouviu 804 moradores de todas as regiões de São Paulo, com idade de 16 anos ou mais, entre 25 de setembro e 1 de outubro de 2007. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Pesquisa Ibope "Viver em São Paulo:
Para ver a pesquisa completa, clique aqui.

Para ver a apresentação resumida da pesquisa, clique aqui.

 

 

Compartilhe este artigo