Fonte: G1
Proibição de estacionamento em ruas movimentadas está entre as medidas. Além disso, prefeitura vai divulgar 140 rotas alternativas às vias com maior lentidão
Luciana Bonadio
A Prefeitura de São Paulo adotará medidas para melhorar a fluidez do trânsito da cidade depois dos sucessivos recordes de congestionamentos registrados nas últimas semanas. As medidas foram anunciadas na manhã desta quinta-feira (13) pelo secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes.
Entre as medidas, está a proibição de estacionamento de veículos durante o horário de pico em algumas vias e o impedimento do transporte de cargas em alguns pontos da cidade também nos horários de maior movimento. Além disso, a prefeitura irá divulgar 140 rotas alternativas às vias com maior índice de lentidão e promete trabalhar em cima de 19 pontos onde há “estrangulamento” de trânsito.
De acordo com Moraes, a partir de abril, será proibido estacionamento no horário de pico em algumas via de grande movimento. Ele citou como exemplos a Rua Voluntários da Pátria, na Zona Norte, e a Alameda Santos, na região dos Jardins. De acordo com ele, esta última teve o movimento de veículos aumentado com as obras na Avenida Paulista e, por isso, é necessário melhorar a fluidez na via.
“São estudos importantes de inteligência viária, que vão dar um ganho muito grande ao trânsito de São Paulo. Esperamos que, com essas medidas, a partir de abril, haja uma regressão muito grande no trânsito nos horários de pico”, disse Moraes.
Na manhã desta quinta-feira, a Capital registrou 165 km de congestionamento por volta das 9h. No horário, o pior ponto de lentidão era a Marginal Tietê, que registrava 12,3 km de filas no sentido Castello Branco pela pista expressa.
Pontos de "estrangulamento"
A prefeitura mapeou desde agosto de 2007, de acordo com o secretário, 19 pontos de "estrangulamento" que precisam de alterações como mudanças nos semáforos ou pequenas obras para garantir uma melhor fluidez. Um deles fica no Terminal Varginha, na Zona Sul, usado por 120 mil pessoas todas as manhãs.
Moraes adiantou que duas alterações devem ser feitas na próxima semana para garantir que os ônibus que deixam o terminal consigam transitar com mais facilidade e não precisem fazer um retorno que leva, segundo o secretário, em torno de 25 minutos.
“Daremos prioridade ao transporte público, à fiscalização redobrada, aos semáforos que serão recalculados para dar prioridade ao transporte público e, principalmente, a empresa que pisar na bola com o usuário será afastada”, disse Moraes.
Juliana Cardilli/G1
Como exemplo de melhora com a adoção das medidas, o secretário citou a Estrada do M’ Boi Mirim, onde na sexta-feira (7), houve uma manifestação de moradores por mais rapidez dos ônibus nos corredores. Após as mudanças, de acordo com Moraes, o tempo necessário para se percorrer a via diminuiu de 77 minutos para 19 minutos.
Vias alternativas
O governo municipal pretende divulgar até o fim deste mês 140 rotas alternativas às vias de maior lentidão. O secretário citou a Avenida 23 de Maio, onde seria possível transitar por ruas paralelas que, segundo ele, são usadas “por um número mínimo de veículos”. “Obviamente não são rotas alternativas onde não há nenhum trânsito, mas servem para dividir um pouco”, afirmou Moraes.
De acordo com ele, as vias serão mais uma opção para a população. “Todas as possibilidades serão em corredores de veículos, nenhuma entrando em áreas residenciais.”