CINTHIA RODRIGUES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
RICARDO SANGIOVANNI
DA REPORTAGEM LOCAL
As rotas alternativas propostas pela prefeitura incluem corredores congestionados, como a av. 23 de Maio e a marginal Tietê, caminhos mal explicados e opções que levam a destinos distantes da rota original.
A Folha testou ontem, no horário de pico da tarde, três das sugestões. Dois carros saíram juntos -um pelo trajeto tradicional e outro pelo alternativo. Em um deles, o tempo para percorrer a rota sugerida foi 25% maior. Nos outros dois, o tempo foi quase o mesmo.
O primeiro percurso começou às 16h55. Um dos carros cruzou a Paulista, desde a rua da Consolação até a rua Vergueiro, em 11 minutos. O outro, por ruas paralelas, levou 13. No início do trajeto, a placa "Alternativa Vila Mariana" avisava que a opção não é novidade -é a mesma indicada desde junho, início das obras na Paulista.
O segundo trecho testado seria para evitar o trânsito da av. Brigadeiro Luís Antônio, no sentido zona sul-centro, às 17h35. Primeira surpresa: a opção era a igualmente saturada av. 23 de Maio. "Isso aqui é a alternativa? Todo dia é assim", disse o motorista Sidnei José Moura, 38, parado no trânsito.
O carro que foi pela Brigadeiro levou 29 minutos. O que fez a rota alternativa, 28. Mas chegaram a pontos diferentes: o primeiro, no viaduto Dona Paulina (centro); o segundo passou pela rua Prestes Maia (centro) e foi parar na zona norte.
Exemplos que levam a pontos distantes do previsto são vários entre as sugestões. Para evitar a avenida Nove de Julho, por exemplo, a sugestão são as avenidas 23 de Maio, Rubem Berta e Washington Luiz -o motorista desavisado pode ir parar até 10 km mais longe.
No terceiro caminho, às 18h45, em vez de seguir desde a zona norte pela avenida do Estado até o Ipiranga (zona sul), a opção era desviar pelo centro e retomar a avenida quilômetros a frente. Novo problema: a alternativa inclui um trecho descrito como "Rótula Central", que o motorista tem que adivinhar tratar-se de sete vias.
Nenhum dos dois carros pegou muito trânsito. Mas o desvio fez o segundo veículo chegar em 35 minutos, 7 a mais do que o que foi pela av. do Estado.
Segundo o secretário Alexandre de Moraes, nas rotas alternativas "o tráfego provavelmente estará melhor, mas não dá para garantir."