Toda semana Sao Paulo tem quebrado recordes anteriores de congestionamento. Os 229 km de lentidão registrados às 19h da quinta passada foi o maior índice observado até então para o período da noite, o equivalente a 27,5% dos 835 km monitorados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
O excesso de veículos nas vias é a principal causa dos recordes de lentidão na cidade. E tudo indica que vai continuar, a contar pelo crescimento das vendas de automóveis, impulsionadas pela facilidade de financiamento, o aumento de emprego formal e do rendimento. No primeiro trimestre deste ano, as vendas de carros novos no país registraram um aumento de 31,4%, em relação ao mesmo período de 2007, somando 648 mil unidades. Um crescimento recorde, de acordo com a Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea). Em São Paulo, as vendas de usados aumentaram 49,02% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo a Associação dos Revendedores de Veículos Automotores do Estado de São Paulo (Assovesp). Com isso, a frota de veículos ultrapassou a marca de 6 milhões em fevereiro deste ano.
Outro fator apontado por especialistas como causa dos congestionamentos em São Paulo é a verticalização da cidade, acelerada pelo boom imobiliário, que demanda uma infra-estrutura incompatível com a existente nos bairros. A expansão de empreendimentos comerciais com estacionamento para mais de 200 veículos e condomínios residenciais com mais de 500 vagas resulta em trânsito até na garagem dos edifícios, como apontaram reportagens da Folha de S. Paulo (de 16/03) e do Estado de S. Paulo (de 07/04).
Leia reportagens da Folha de S. Paulo
Com boom imobiliário, trânsito começa na garagem
CET não tem poder para vetar novos prédios
Leia reportagem de O Estado de S. Paulo
Na zona sul de SP, congestionamento já começa na garagem dos prédios