29 mil analfabetos nas salas de recuperação

 

Fonte: Jornal da Tarde

Programa foi criado para remediar as conseqüências da progressão continuada

MARIA REHDER, maria.rehder@grupoestado.com.br

Na Grande São Paulo, 9% (29 mil) dos 325 mil alunos de 3ª e 4ª séries da rede estadual estudam atualmente nas 1.221 novas salas de recuperação criadas pela Secretaria Estadual de Educação porque não sabem ler ou escrever. A medida faz parte de um pacotão para a recuperação da aprendizagem criado neste ano pela pasta. Um dos objetivos é remediar as conseqüências da má implantação, feita em 1998, na gestão do então governador Gerado Alckmin (PSDB) , da progressão continuada – sistema que só permite a reprovação do aluno no ano final dos chamados ciclos de aprendizagem (4ª e 8ª séries).

Programa de Recuperação do Ciclo (PIC) é o nome dado a essas novas classes com número reduzido de alunos – em média 25 – criadas para evitar que eles terminem a 4ª série sem saber ler e escrever.

Esse projeto foi implantado na rede municipal de ensino da Capital em 2006 e levado neste ano pelo governador José Serra para a rede estadual. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Educação, feito a pedido do JT, dos 23 mil alunos de 4ª série de escolas municipais que estudaram em salas de PIC entre 2006 e 2007, 90% foram alfabetizados em um ano.

Nas 3ª séries do PIC estudam os alunos que terminaram a 2ª série no ano passado sem saber ler e escrever. Já no PIC das 4ª séries estão matriculados os que repetiram essa série e também aqueles que terminaram a 3ª com dificuldades. Os professores que dão aulas para essas turmas são capacitados para oferecer atendimento mais individualizado aos alunos, determinados a sanar suas dificuldades até o fim do ano letivo.

A secretária estadual de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, reconhece a má implantação do sistema de progressão continuada nas escolas estaduais feita pelos governos tucanos anteriores.

‘ Todas as reclamações (sobre a progressão continuada) vão na direção de que era para aprovar os alunos mesmo que eles não soubessem (os conteúdos). Mas na medida em que criamos condições melhores para as crianças com problemas de aprendizado aprenderem de fato (se refere às salas de PIC e avaliações bimestrais) asseguramos que a progressão está sendo desenvolvida do jeito que tem de ser .’

A secretária explica que a criação das turmas de PIC foi uma alternativa para não ter de reduzir o ciclo de aprendizagem da progressão continuada de quatro para dois anos – proposta apresentada no ano passado pela ex-secretária estadual de Educação Maria Lúcia Vasconcelos (gestão Cláudio Lem bo/DEM). ‘Criamos nas salas de PIC ambientes estimulantes para que aqueles com mais dificuldades vejam que têm condições de aprender. Essas salas despertam confiança, elevam a auto-estima.’

Diagnóstico

A última edição do Saresp, avaliação feita pelo Estado em novembro de 2007, mostrou que apenas 35% dos alunos terminaram a 4ª série com nível considerado adequado em língua portuguesa. Os alunos de 2ª série da rede estadual de ensino, por sua vez, tiveram melhor desempenho: apenas 12,7% não terminaram o ano letivo de 2007 plenamente alfabetizados.

PACOTÃO

NOVIDADE

A partir de maio, os alunos que chegaram a 5ª com dificuldades de leitura e escrita vão ter quatro aulas a mais por semana, duas de português e duas de matemática. Essas aulas serão dadas por professores especializados em alfabetização aos sábados ou no período pós-aula durante a semana. O objetivo das aulas é fazer com que os alunos consigam acompanhar os demais conteúdos a partir da 5ª

TODAS AS SÉRIES

Os alunos de 5ª a 8ª séries e ensino médio que não tiverem desempenho satisfatório na avaliação aplicada pela rede no dia 15 de abril, serão encaminhados para as turmas de recuperação continuada. Eles terão reforço após o período de aula ou aos sábados conforme combinado com as equipes pedagógicas das escolas

AVALIAÇÕES

Os alunos das 5,5 mil escolas estaduais vão receber boletins bimestrais com os resultados das avaliações realizadas por seus professores com o objetivo de não deixar que eles terminem o ano com déficit de aprendizagem

ENSINO MÉDIO

Nas duas últimas séries, os estudantes poderão optar pelos cursos técnicos ou pela revisão de conteúdo, que irá prepará-los para o vestibular. Serão seis horas semanais destinadas à revisão de conteúdos a partir do 2º semestre

JORNAL DO ALUNO

Nos primeiros 42 dias do ano letivo, 3,6 milhões de alunos de 5ª a 8ª séries e ensino médio fizeram uma revisão de conteúdo. As aulas deram ênfase a português e matemática, por meio do chamado Jornal do Aluno, feito para o processo de recuperação

GUIAS CURRICULARES

Pela primeira vez, os professores da rede estadual receberam um material chamado guia curricular, que oferece aos professores um direcionamento do conteúdo e habilidades que seus alunos devem aprender a cada bimestre

DIA DA EDUCAÇÃO

Hoje é o Dia Nacional da Educação. “A data tem de ser comemorada, pela primeira vez, temos um movimento da sociedade, imprensa e secretários para a melhoria da educação”, diz a secretária

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