Lojistas e trabalhadores de Santo Amaro organizam nesta quarta (30/04) nova manifestação com objetivo de conseguir a mudança do local da futura estação de metrô Adolfo Pinheiro, extensão da linha 5, Lilás. Um comboio de ônibus sairá de Santo Amaro, em frente à galeria Borba Gato, na Avenida Adolfo Pinheiro, 384, às 12h, e prevê a chegada à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, às 14h. Os organizadores estimam a participação de cerca de 500 manifestantes.
Os manifestantes alegam que a desapropriação de 141 imóveis em duas quadras da Avenida Adolfo Pinheiro, entre as ruas Isabel Schmidt, Padre José de Anchieta e Antônio Bento pode prejudicar 10 mil empregos diretos e indiretos. De acordo com a Associação dos Lojistas e Trabalhadores da Adolfo Pinheiro, a área de 40 mil m2 abriga uma galeria com 98 lojas, um supermercado, uma escola de inglês, uma empresa de call-center, uma academia e agências bancárias e de correios.
Na terça passada (23/04) os proprietários de estabelecimentos e trabalhadores na área onde estão previstas as desapropriações realizaram protesto pelo mesmo motivo, quando o trânsito da Avenida Adolfo Pinheiro foi interrompido por quase uma hora, no sentido centro.
Conforme informações da Associação dos Lojistas e Trabalhadores da Adolfo Pinheiro, na última quinta-feira (24/04), representantes do Metrô estiveram na galeria Borba Gato e imediações para conversar com os lojistas e trabalhadores. Os representantes do Metrô afirmaram que não irão mudar o local da futura estação Adolfo Pinheiro e prometeram pagar as indenizações aos donos de estabelecimentos, mas disseram que não teriam como ajudar aqueles que alugam os imóveis.