Ritmo de crescimento na frota de veículos se acelera em março

 

A frota de veículos em São Paulo cresceu em 48. 571 no mês de março, um aumento de 62,4% em relação ao acréscimo registrado em fevereiro deste ano, que foi de 29.902. Em fevereiro, a frota de veículos registrados pelo Departamento Estadual Trânsito de São Paulo (Detran) foi de 6.019.136 e em março o número computado pelo departamento ficou em 6.067.707. O levantamento é do Observatório Cidadão Nossa São Paulo.

Veja a tabela com os números

Leia: Observatório Cidadão traz novos indicadores de trânsito e saúde

O crescimento na frota em São Paulo é reflexo do número recorde de vendas de veículos em todo o país no mês de abril: foram vendidos cerca de 254 mil. O maior volume de vendas registrado antes ocorreu em outubro do ano passado, com 244,5 mil unidades. Os dados da Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea) foram divulgados em reportagem do jornal O Estado de S.Paulo.

O crescimento nas vendas e na frota de veículos tem reflexo automático na piora do trânsito na cidade. Neste ano, São Paulo tem registrado sucessivos recordes de congestionamento, conforme a Companhia de Engenharia de Tráfego. Em 3 de abril ocorreu o último, com 203 km de engarrafamentos nas vias monitoradas pela CET. Os horários de pico de congestionamento da manhã em abril tiveram uma média 117 km, e durante a tarde a média dos momentos de maior lentidão foi de 122 km.

A piora no trânsito nas grandes metrópoles brasileiras, sobretudo em São Paulo, está levando as montadoras a se engajarem no debate para melhorar a mobilidade urbana. A Anfávea será uma das participantes do debate de abertura do 1º Fórum Nossa São Paulo, no dia 15 de maio, às 9h, sob o tema São Paulo Vai Parar? A Crise da Mobilidade na Cidade. A entidade também está programando um seminário para junho e um ciclo de debates para o segundo semestre com o objetivo de fomentar ainda mais a discussão do tema e apresentar sugestões de medidas.

Leia reportagem do Estado de S. Paulo – Anfavea entra no debate do trânsito

 

 

 

Compartilhe este artigo