Renato Sanchez – Projeto Repórter do Futuro
É necessário disponibilizar informação de qualidade para o cidadão e incentivar sua participação na definição das políticas públicas. Foi o que defenderam os participantes do Encontro de Organizações Latino-americanas por Cidades mais Justas e Sustentáveis, realizado na manhã desta sexta-feira (16) no Fórum Nossa São Paulo.
Reunindo movimentos inspirados pela experiência do Bogotá como Vamos?, na Colômbia, em espanhol e com tradução simultânea, foram apresentadas ao público as iniciativas existentes em Santiago e Puerto Montt (Chile); Bogotá e Medellín (Colômbia); Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru) e Assunção (Paraguai).
Ao longo de todas as falas, os participantes ressaltaram a necessidade de envolver a população em processos de fiscalização do poder público e participação na construção de cidades com mais qualidade de vida. Enfatizaram também a necessidade de disponibilizar informações sobre a gestão pública para que o cidadão possa julgar a atuação dos políticos não pela sua propaganda e sim pelos resultados alcançados.
A representante do “Medellín como vamos?”, Piedad Restrepo enfatizou a importância da troca de experiências entre as cidades. Segundo ela, costuma haver uma rivalidade não saudável entre elas. “Sempre há aquilo de ‘somos os melhores nisso’, ‘somos os melhores naquilo’. Por isso é importante termos espaços como esse, em que vemos o que há de melhor nas outras experiências e adaptamos para nossa própria realidade”, afirma.
** Os estudantes que participam do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter do projeto Repórter do Futuro realizam a cobertura multimídia do 1º Fórum Nossa São Paulo – Propostas para uma Cidade Justa e Sustentável.