Thamires Nogueira – Cobertura Jovem Viração/Unicef
Logo no primeiro dia do Fórum Nossa São Paulo foi discutido o tema que mais tem se agravado na cidade de São Paulo: o transporte público e o trânsito.
A primeira discussão com Renato Pires, coordenador de planejamento e gestão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do estado de São Paulo, levantou questões que tem agravado ainda mais o transporte coletivo na cidade.
Um de seus comentários foi sobre o aumento da população principalmente na periferia que tem sido um grande reflexo no caos que tem se formado nos transportes metropolitanos. Ele propõe um plano que prevê um transporte público mais rápido em longo e curto prazo que varia entre 2010 a 2025.
A segunda discussão foi uma das mais polêmicas. Asuncion Blanco representou os pedestres. Ela está indignada com o que esta acontecendo na cidade de São Paulo: calçadas irregulares que tem sido a causa de pelo menos dois acidentes por dia e muito comércio na passagem dos pedestres.
Como o ciclista Artur Alcorta comentou: “independência ou suicídio”.Ou seja, se não lutarmos para mudar essa situação expondo nossas idéias e lutando pelos nossos direitos, estaremos
concordando com esse caos.
**Crianças, adolescentes e jovens apresentaram mais de 120 propostas formuladas em escolas e grupos juvenis e realizaram cobertura jornalística do Fórum.