Esporte e educação de mãos dadas

 

Mariana Felippe – Projeto Repórter do Futuro

O principal problema do esporte em São Paulo é que não se conhece sua realidade. Este é o ponto de vista de Ana Moser, que sabe muito bem do que está falando. A ex-atleta começou a jogar vôlei aos 7 anos de idade e por 10 representou o Brasil na seleção brasileira feminina de vôlei de quadra. Após toda sua contribuição para o esporte profissional, Ana decidiu ir além e iniciou um trabalho de valorização deste como forma de transformação de vidas.

Desde 1999, quando se afastou definitivamente das quadras, Ana iniciou trabalhos concretos pelo reconhecimento do esporte como fonte de educação. Após dois anos, fundou o Instituto Esporte Educação, com projetos focados em comunidades de baixa renda, como Zona Sul, Zona Norte e Heliópolis.

Sua atuação no instituto e também na organização Atletas pela Cidadania fez de Ana uma referência e logo no início das discussões do Nossa São Paulo, ela foi convidada pela direção do movimento a participar dos trabalhos.

A busca pela interação entre esporte e educação fez a ex-atleta participar primeiramente do grupo de trabalho de educação, em que focava sempre a importância da valorização da educação física nas escolas. Com a criação do grupo de esportes, migrou para este e continuou com suas metas.

Ela acredita que para resolver a questão da desinformação sobre o esporte na Cidade é necessário haver acompanhamento e planejamento de um Plano Municipal de Educação com aprimoramento do currículo escolar. “É necessário que haja uma visão de políticas públicas para o esporte que envolvam o cidadão”, aponta, pois vê que a integração entre as duas áreas é fundamental e não pode ser destruída pela descontinuidade que ocorre com a mudança de governos.

Outro fator que considera essencial é que práticas como a do movimento tornem-se freqüentes, pois a sociedade precisa tomar decisões a partir do que considera bom para seu funcionamento e de seus desejos coletivos. “A gente está devagar mudando uma lógica de participação na gestão do que é público, espero que haja abertura para isso na próxima gestão da Cidade”.

** Os estudantes de jornalismo que participam do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter do projeto Repórter do Futuro realizam a cobertura multimídia do 1º Fórum Nossa São Paulo – Propostas para uma Cidade Justa e Sustentável.

 

 

 

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