Jovens também fazem cobertura jornalística no 1º Fórum Nossa São Paulo

 

Além de participar de propostas para transformar a cidade de São Paulo, crianças e adolescentes também realizam reportagens, entrevistas e jornais murais para comunicar à população o jeito jovem de participar do 1º Fórum Nossa São Paulo. São aproximadamente 40 adolescentes que entrarão em ritmo de redação jornalística para produzir e divulgar notícias em tempo real. Esses adolescentes querem saber as propostas dos grupos de trabalho, de onde vêem os participantes do encontro, quais suas histórias, o que está acontecendo em Bogotá, Paris e Santiago. Mas eles também querem contar as atividades que desenvolvem em seus bairros, como participam da vida comunitária, as propostas que formularam para educação, cultura, meio- ambiente, trabalho e renda, entre outros.

Os jovens comunicadores participam de projetos de instituições como Projeto Quixote, Batukando a Vida, Fundação Gol de Letra, Aprendiz Comgás, Escola Lumiar, Projeto Asa- Pensarte, Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, Colégio Emilie de Villeneuve, além dos Virajovens, responsáveis por todo conteúdo da Revista Viração e crianças que participam do Projeto Educom, da Secretaria Municipal de Educação.

A equipe jovem de comunicação alimentará o site com vídeos, fotos, reportagens e inserções de rádio. Além disso, o pessoal do Educom vai montar uma rádio para a galera da cobertura jovem apresentar um programa ao vivo com entrevistas, opinião dos adolescentes sobre os temas tratados no evento e com uma seleção musical sobre a cidade.

O material jornalístico produzido pela cobertura jovem durante o 1º Fórum Nossa São Paulo será divulgado no portal do Movimento Nossa São Paulo. Posteriormente os textos serão publicados em um jornal que circulará pelas escolas e instituições onde crianças e adolescentes se mobilizaram para pensar sobre a cidade e fazer propostas para melhorá-la.

A iniciativa de dar voz às crianças e adolescentes da cidade de São Paulo partiu do Unicef, em parceria com a Revista Viração.

Confira toda o material da cobertura jovem no site:  www.revistaviracao.org.br/nossasaopaulo

 

Compartilhe este artigo