Audiência pública aborda corrupção eleitoral

 

Com o objetivo de combater a corrupção nas eleições deste ano e a conscientização dos eleitores sobre a importância do voto está agendada uma audiência pública , nesta terça (27/05) às 20h, na Rua Afonso Sardinha, 13, Lapa, São Paulo. A audiência é promovida pela OAB/ SP, a Pastoral Fé e Política e a Ong Policidadania.

O evento terá a participação do procurador de justiça Antônio Visconti, que falará sobre a atuação dos promotores e juízes eleitorais em favor da ética e da democracia durante as eleições; de Lucrecia Anchieschi, integrante da ONG Policidadania, que abordará a Lei 9840/ 99 e a ação dos comitês no combate à corrupção eleitoral; e de Caci Amaral, integrante da Pastoral Fé e Política, que tratará sobre o novo projeto de lei de Iniciativa popular e as ações do Comitê 9840/ Lapa.

O Comitê, juntamente com outros na capital, integra o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), formado por entidades sociais e religiosas e de âmbito nacional.  As entidades que integram o movimento querem conscientizar a população de que, conforme prevê a Lei 9840,  fraudes, compra de votos, aliciamento de eleitores e outros casos de corrupção eleitoral podem ser denunciados aos comitês regionais do movimento.
       
O MCCE pretende aprovar nova lei de iniciativa popular impedir tanto a candidatura de pessoas com antecedentes criminais quanto o retorno político dos que renunciam ao mandato para escapar de punições legais.  O movimento está promovendo campanha e coletando assinaturas da população para aprovar o projeto no Congresso.  A expectativa é conseguir 1,2 milhão de assinaturas.

Para assinar o abaixo-assinado eletrônico e participar da campanha de combate à corrupção eleitoral, acesse a página do MMCE.

Mais informações sobre o MCCE

Compartilhe este artigo