Governo estadual faz campanha para estimular carona solidária

 

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo promove neste dia 28 o Mutirão da Carona, com o objetivo de incentivar a população a dar carona solidáriade. Em três regiões do Estado, inclusive a Grande São Paulo, quem estiver sozinho no carro pode levar a “multa legal”, uma autuação que não resultará em penalidade financeira, mas será uma forma de explicar ao motorista a importância da carona no combate aos congestionamentos e à poluição atmosférica.

De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, as soluções para enfrentar os congestionamentos em São Paulo passam por investimentos em transporte público e melhorias na infra-estrutura viária. Mas a participação de cada cidadão também pode ajudar a minizar o problema com a carona para os colegas de trabalho, de escola e amigos.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), 64% dos carros circulam apenas com o motorista na cidade de São Paulo e 27% trafegam com o condutor e um passageiro. A taxa de ocupação de automóveis particulares é de 1,49 pessoa por veículo. Levantamento do Observatório Cidadão Nossa São Paulo junto ao Detran demonstra que em abril a frota de veículos na cidade já soma 6.103.642 unidades.

Atualmente, os carros são a principal fonte emissora de poluentes nas regiões metropolitanas do Estado. Na Grande São Paulo, 95% das emissões de gases como monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos saem dos veículos. A poluição do ar mata de oito a nove pessoas por dia na capital paulista, segundo estudos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). A presença de material inalável na atmosfera atinge o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É como se o paulistano fumasse dois cigarros por dia, o que reduz em um ano e meio a expectativa de vida.

 

 

 

Compartilhe este artigo